Sobre

A Superintendência de Comunicação (Supercom) da UFPE foi instituída na Portaria Normativa nº 16, de 1º de julho de 2020. É formada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). 

Tem, por competência, planejar, coordenar e executar ações na área de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional; e elaborar e executar a Política de Comunicação da UFPE, em articulação com as diversas instâncias da Universidade.

Também é responsável por desenvolver articulações permanentes com as áreas de comunicação de outras instituições; planejar ações que visem a uma maior integração com a comunidade universitária; por gerir os canais de televisão e de rádios da Universidade; e promover a divulgação de atos e atividades da Instituição e de outros assuntos de relevância da instituição, assim como desenvolver estratégias de comunicação e de gestão de mídias sociais. Cabe ainda à Supercom elaborar planos de atividades e relatórios anuais. 

Conheça abaixo o organograma da Supercom:

ESTRUTURA REGIMENTAL

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Univerciência exibe matéria sobre tecnologia que utiliza smartphones para identificar poluentes na água

O Univerciência vai ao ar no canal 11.1, no aplicativo TVU Play e pelo site da TVU Recife

A TVU Recife exibe nesta quarta-feira (23), às 18h, o primeiro episódio da nova temporada do Univerciência, programa dedicado à divulgação científica das universidades nordestinas. Essa temporada celebrará cinco anos do programa, mostrando a importância do programa para as divulgações científicas e as suas transformações para a sociedade. O Univerciência vai ao ar no canal 11.1, no aplicativo TVU Play e pelo site da TVU Recife.

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cientistas do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) desenvolveram uma tecnologia inovadora que utiliza smartphones para identificar poluentes na água de forma mais rápida e acessível. 

A diabetes é uma doença silenciosa que pode causar danos ao organismo, prejudicando os rins e provocando a perda da visão, por exemplo. Com o intuito de reduzir os danos desses sintomas, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, buscam a criação de novos medicamentos com menos efeitos colaterais.

Em Campina Grande, na Paraíba, o grande foco dos pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é o cultivo do tomate híbrido em grande escala. O programa vai mostrar um estudo que busca fomentar a prática entre os agricultores, para garantir um produto de maior qualidade, livre de agrotóxicos e com alta rentabilidade.

E por último, em celebração aos cinco anos de programa, o Univerciência reapresenta uma pesquisa desenvolvida em Fortaleza, na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar analisaram os estoques de carbono em diferentes áreas de um manguezal localizado na região metropolitana de Fortaleza.

Date of last modification: 23/07/2025, 18:25

Superintendente de Comunicação

Luciana de Souza Leão

Diretor de Comunicação

Rômulo Pinto

Diretor do Núcleo de TV e Rádios Universitárias

Juarez Juara

Coordenador de Redação da Ascom

Anderson Lima

Superintendência de Comunicação - SUPERCOM

Reitoria da UFPE