A obra surge em um momento de debate sobre a integração de tecnologias emergentes na academia
Apresentar técnicas de prompts aplicáveis a ciências sociais e humanidades, com exemplos do contexto brasileiro e integração ética de IA. Essa é uma das propostas do e-book “Prompts (Infalíveis!) para pesquisa acadêmica com inteligência artificial”, de autoria dos professores Rafael Cardoso Sampaio (UFPR) e Dalson Figueiredo (UFPE), com reconhecida trajetória na área de métodos de pesquisa e estudos sobre os impactos da inteligência artificial generativa (IAG) na produção científica. A obra, da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), tem prefácio da professora Olívia Cristina Perez (UFPI).
A obra surge em um momento de debate sobre a integração de tecnologias emergentes na academia. Enquanto muitos pesquisadores enfrentam desafios para dominar ferramentas de IA sem comprometer a originalidade e a profundidade analítica, o e-book propõe um equilíbrio entre inovação e responsabilidade. Com estrutura prática, a obra explora técnicas de prompting adaptadas a diferentes modelos de IA, como os de raciocínio e as ferramentas de pesquisa profunda (deep research). A publicação detalha os cinco elementos essenciais para a formulação de prompts eficazes e apresenta aplicações em etapas concretas do processo de pesquisa, como revisão de literatura, análise crítica e escrita científica.
A obra também aborda técnicas avançadas, como few-shot learning, chain-of-thought (cadeia de raciocínio) e refinamento iterativo, demonstrando como a IA pode auxiliar na geração de perguntas de pesquisa, comparação de teorias e síntese crítica de textos. Um capítulo exclusivo destaca boas práticas para evitar vieses, identificar “alucinações” dos modelos e garantir a ética na produção científica, reforçando a necessidade de validação independente das informações geradas.
Uma das contribuições centrais da obra é o uso de exemplos contextualizados ao Brasil. Os autores propõem prompts aplicáveis a temas como políticas públicas, transparência governamental, participação digital de movimentos sociais e análise de legislação comparada, alinhados a realidades específicas de municípios brasileiros e áreas como sociologia, direito, comunicação e ciência política.
O e-book integra a Coleção “Para Bebês”, que tem como objetivo principal fornecer fundamentos de técnicas de análise de dados de forma acessível. Cada volume da coleção inclui dicas de leituras avançadas, recomendações de materiais extras e recursos pedagógicos, como bases de dados e scripts computacionais disponíveis publicamente. Direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação em fases iniciais de formação, a série busca facilitar o domínio de métodos complexos por meio de linguagem clara e exemplos práticos.