News News

Back

Projeto Moventemangue_arte lança Quarta Movência com roda de conversa

Pela primeira vez, o lançamento de uma movência será feito em formato presencial

A Christal Galeria, no bairro do Pina, recebe, no dia 2 de agosto, das 14h às 17h, o evento “Tudo que Inventamos”, que marca o lançamento da quarta edição do projeto de extensão da UFPE Moventemangue_arte. A programação inclui projeção dos trabalhos que compõem a exposição “Tudo que hoje me tornei foi inventado por mim um dia”, o resultado da chamada pública “Invente você” e uma roda de conversa com artistas colaboradores. Pela primeira vez, o lançamento de uma movência será feito em formato presencial.

Intitulada “Invente Você”, a Quarta Movência marca um novo ciclo do projeto. Ela é composta por obras de 22 criadores selecionados que dialogam com o tema da edição, proposto através da exposição “Tudo que hoje me tornei foi inventado por mim um dia”, composta por dez artistas convidados. A proposta da Quarta Movência mergulha na invenção de si, autoficção e modos de se autorretratar.

Como novidade desta edição, o projeto lança também um caderno pedagógico voltado ao uso didático do acervo artístico e curatorial da plataforma, ampliando o alcance do conteúdo em contextos escolares, acadêmicos e formativos e incluirá relatos de oficinas de estagiários do curso de Artes Visuais em andamento.

Criado como projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Moventemangue_arte é coordenado pelas professoras Renata Wilner e Joana D’arc Lima, do curso de Artes Visuais, com apoio de bolsistas e voluntários de diferentes áreas da Universidade. A iniciativa busca valorizar e divulgar a produção artística nordestina por meio de plataforma digital colaborativa. A proposta busca ultrapassar os limites acadêmicos e fomentar a circulação da arte nordestina, com foco em espaços de educação, cultura e formação crítica.

Date of last modification: 23/07/2025, 18:22

Videos Videos

  • Pesquisadores da UFPE desenvolvem estudo em probióticos
  • Pesquisa para obter ouro colorido
  • UFPE fala sobre restrições orçamentárias de 2025