Asset Publisher Asset Publisher

Back

SPREAD e Coordenação de Tutoria UAB/UFPE realizam visita técnica aos Polos Limoeiro e Surubim

A Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) e a Coordenação de Tutoria da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE realizaram no dia 18 de maio, uma visita técnico-administrativa de articulação aos Polos de apoio presencial UAB Limoeiro e Surubim. Na ocasião, foi possível conhecer a estrutura dos Polos, a rotina de atendimento, dar esclarecimentos e diretrizes sobre o trabalho da UFPE e dos tutores da instituição, além de acolher sugestões para a melhoria dos processos e fluxos da SPREAD/UAB UFPE junto aos Polos.

Representantes da EAD/UAB UFPE durante reunião com a Coordenação do Polo Limoeiro. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

A equipe da SPREAD e da UAB/UFPE representada pelo secretário interino Wellinson Vaz, a coordenadora de Tutoria UAB, professora Lígia Galindo, e a comunicadora social UAB, Danielle Lins, foram recepcionados pela coordenação dos Polos: em Surubim, Severino Reis (coordenador do Polo); e em Limoeiro, Flávia Queiroz (coordenadora do Polo), Elivane Albuquerque (assistente à docência), Ivonaldo Melo (secretário do Polo), e Aline Santos (tutora de Letras - Língua Portuguesa/UFPE).

Logo pela manhã, a primeira reunião foi no Polo UAB Surubim. O coordenador Severino Reis apresentou a infraestrutura do Polo, destacou o interesse em ofertar mais cursos da UFPE visando atender estudantes das cidades vizinhas como Vertentes, Vertente do Lério e Casinhas, e pontuou as principais necessidades do Polo em relação ao tutor UAB UFPE.

Coordenador do Polo UAB Surubim, Severino Reis, ao lado dos representantes da EAD/UAB UFPE, coordenadora de Tutoria, Lígia Galindo, secretário interino da SPREAD, Wellinson Vaz, e comunicadora social, Danielle Lins, na visita ao Polo. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Segundo Wellinson Vaz, os encontros possibilitaram conhecer mais a dinâmica dos Polos. “Momentos como esses são fundamentais para conhecer os Polos e a realidade das cidades, escutar os coordenadores e entender suas demandas e desafios. O diálogo é fundamental para que se possa articular a rede de atores que compõem a educação a distância da UFPE”, afirmou. 

À tarde, em Limoeiro, a coordenadora Flávia Queiroz ressaltou a importância da participação dos Polos na construção acadêmica dos alunos e no combate à evasão, fez algumas considerações para contribuir na seleção de tutores e sugeriu que as coordenações de curso realizassem no mínimo, um encontro presencial no mês com os discentes. 

Coordenadora do Polo UAB Limoeiro, Flávia Queiroz, junto com o secretário interino da SPREAD, Wellinson Vaz, a tutora de Letras - Português UFPE, Aline Santos, a coordenadora de Tutoria, Lígia Galindo, e a assistente à docência, Elivane Albuquerque, na visita ao Polo. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Por sua vez, a coordenadora de Tutoria UAB, professora Lígia Galindo, que teve o primeiro contato presencial com as equipes locais dos Polos UAB Limoeiro e Surubim, enfatizou a importância das visitas e considerou a necessidade de cada Polo elaborar relatórios de inserção social dos egressos em seus respectivos municípios. “Os tutores possuem ação fundamental para o engajamento dos estudantes e sua continuidade no curso. É gratificante saber que ex-alunos da UAB-UFPE hoje, atuam na rede de ensino local e até na Coordenação de Polo, como é o caso do prof. Severino Reis, coordenador do Polo Surubim”, destacou.

Confira mais fotos na galeria da EAD UFPE no Flickr.

 

Mais informações
Coordenação de Tutoria: tutoria.uab@ufpe.br 
SPREAD: spread@ufpe.br  


 

 

Texto: Danielle Lins - comunicadora social   
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead