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O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Objetivos do programa
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
- Contribuir para a valorização do magistério;
- Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
- Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
- Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
- Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Na UFPE
Para a UFPE, que participa do Pibid desde 2009, a ampliação das licenciaturas envolvidas se constitui como uma forma de reafirmar o seu compromisso com a formação de professores para a Educação Básica e a melhoria da educação pública. Destacam-se como resultados a maior interação entre Ensino Superior e Educação Básica, o diálogo entre IES e as Secretarias de Educação do estado e municípios, as novas licenciaturas que apresentaram subprojetos, o aumento de participações em eventos com produção de trabalhos sobre as temáticas da formação, da profissionalização e de práticas pedagógicas. Também salientaram-se a articulação com a pós-graduação e a produção de recursos pedagógicos inovadores.
A vivência dos licenciandos nas escolas públicas possibilita a superação de estereótipos em relação às escolas. O Pibid tem contribuído para a ampliação do interesse pela docência e tem mobilizado cada vez mais professores dos cursos de licenciaturas, assim como os profissionais da escola a refletirem sobre a sua prática e a contribuirem na formação dos futuros professores.
Coordenação
Coordenador Institucional
- Ricardo Antônio Faustino da Silva Braz