O EDMA é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, por meio do Laboratório de Pesquisa Integrada de Gestão de Ambientes (Lapiga)
O 10º Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente (EDMA) está com inscrições abertas para quem deseja apresentar suas pesquisas ou participar de outras atividades da programação. Esta edição do evento ocorrerá de 23 a 25 de setembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outros espaços, inspirada no tema “Conhecimento tradicional e científico: integração para a sustentabilidade e qualidade de vida”. Os valores praticados até o dia 31 de julho, e após essa data, são detalhados no site do EDMA, onde também são descritas as normas para submissão dos trabalhos.
Entre as possibilidades para isso, há uma modalidade exclusiva para membros de povos e comunidades tradicionais, destinada ao compartilhamento de reflexões, experiências, saberes e práticas vivenciados em seus cotidianos, o Relato de Experiência. Já a modalidade Resumo Expandido é dedicada a pesquisas concluídas e inclui revisões de literatura.
O EDMA é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPE, por meio do Laboratório de Pesquisa Integrada de Gestão de Ambientes (Lapiga). Com o tema escolhido para a 10ª edição, os organizadores pretendem “ampliar as perspectivas de integração entre os conhecimentos científicos e tradicionais, fomentando um ambiente de diálogos e trocas onde as comunidades e cientistas poderão compartilhar do mesmo espaço, a fim de pensar estratégias para lidar com os desafios impostos pela emergência climática”.
“O evento valorizará os conhecimentos tradicionais por meio da participação de convidados representantes de movimentos e entidades sociais, promovendo diálogo interativo entre a comunidade acadêmica da UFPE, a sociedade civil e órgãos públicos. Essa troca enriquecerá os estudantes com experiências práticas que poderão aprimorar suas pesquisas, ampliar sua compreensão da realidade local sob múltiplas perspectivas e fortalecer a conexão entre teoria e prática no campo das Ciências Ambientais”, descreve a organização, que completa: “Na sua Jornada Científica, a edição irá abrir espaço para que professores e professoras da rede pública municipal e estadual de ensino possam apresentar, junto aos estudantes, resultados de projetos de pesquisa e extensão, como forma de estímulo e troca de experiências entre academia e escola”.
O 10º EDMA está organizado em sete eixos temáticos: Valorização e integração dos saberes tradicionais (GT 1); Governança e Políticas Públicas para a sustentabilidade (GT 2); Educação ambiental e educomunicação na promoção da sustentabilidade (GT 3); Planejamento e gestão do território em áreas protegidas (GT 4); Mudanças climáticas, desastres ambientais e justiça socioambiental (GT 5); Territórios sustentáveis e turismo de base comunitária (GT 6) e Gestão de recursos hídricos e impactos nas práticas de pesca artesanal (GT 7).
A programação contará com mesas-redondas, minicursos, Jornada Científica, cine ambiental e apresentações culturais. As atividades serão realizadas no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque e no auditório do 3° andar do CFCH, além de outros locais dentro e fora do campus da UFPE.
Mais informações
Comissão organizadora do X EDMA
edma.prodema@ufpe.br
Instagram @edma.prodema