Comissão de Ética (CET)
Comissão de Ética da Universidade Federal de Pernambuco (CET-UFPE)

Comissão de Ética participa do Festival de Talentos da UFPE 2025 e reforça ações de prevenção e de enfrentamento aos assédios e à discriminação
A Comissão de Ética da Universidade Federal de Pernambuco (CET-UFPE) marcou presença no Festival de Talentos 2025, realizado na última terça-feira (21/10), na Concha Acústica do campus Recife. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (PROGEPE), integrou a programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público.
Durante o festival, parte da equipe da Comissão de Ética montou um estande com banners informativos sobre suas áreas de atuação, prestando esclarecimento e tirando dúvidas de diversos servidores. Estiveram presentes as servidoras Cynara Brito Mariz de Moraes, Stefani Driely de Souza Melo, Luciana Pimentel Fernandes de Melo e o servidor Denilson de Santana Neves, além da participação especial da ex-integrante Angela Maria de Lima Nascimento.
A presença da Comissão no evento foi uma oportunidade de aproximação com a comunidade universitária, especialmente em um momento de fortalecimento das ações do plano de atuação voltado à prevenção e ao enfrentamento aos assédios e à discriminação na instituição.
O Festival de Talentos reuniu servidores técnicos e docentes em uma celebração marcada por apresentações musicais, exposições de artesanato e pela homenagem aos servidores que completaram 10, 20, 30 e 40 anos de serviço público.
Sobre a Comissão de Ética da UFPE:
O que é a CET-UFPE?
A Comissão de Ética da UFPE é uma equipe que integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal e está administrativamente ligada ao Gabinete do Reitor da Universidade, mas subordinada à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República. A sua finalidade é orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.
Quando foi instituída a CET-UFPE ?
Esta comissão foi instituída em 2014 com o trabalho incansável do Professor José Policarpo Júnior, desbravador inquieto que se dedicou diuturnamente para construir os seus alicerces importantes, posicionar seus direcionamentos e angariar voluntários para esta tarefa inicial.
Quais as funções da Comissão de Ética?
Educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.
Como ela é composta?
É composta por 6 (seis) membros, 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes, escolhidos e designados pelo Reitor dentre os servidores da UFPE, de reconhecida idoneidade moral e reputação ilibada.
Quem pode procurar a Comissão de Ética?
Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe que deseje a apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.
Quando procurar?
Quando houver suposta infração ética promovida por algum agente público, órgão ou setor específico.
Como fazer uma denúncia à Comissão de Ética?
A denúncia pode ser encaminhada por meio eletrônico, via postal ou ser protocolada diretamente na sede da Comissão de Ética.
O que deve conter numa denúncia?
- A descrição clara e objetiva da conduta; (Evitar julgamentos prévios);
- Indicação do autor da conduta que se suponha infracional;
- A apresentação dos elementos de prova ou indicação de onde podem ser encontrados;
A decisão final sobre a investigação de conduta ética pode resultar em arquivamento, censura, recomendação ou em acordo de conduta pessoal e profissional (ACPP).
Contato:
E-MAIL: cet@ufpe.br
SITE: www.ufpe.br/cet
TELEFONE / WHATSAPP: (81) 3879.5988