Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Papo na Laje, na TVU, mostra o método de alfabetização “Sim, eu posso!” hoje (11) às 18h
Asset Publisher Asset Publisher
Papo na Laje, na TVU, mostra o método de alfabetização “Sim, eu posso!” hoje (11) às 18h
O programa abordará os desafios de uma pessoa adulta que não aprendeu a ler durante a infância e sente dificuldades para ser alfabetizado

Nesta sexta-feira (11), o Papo na Laje, da TVU, canal 11.1, vai mostrar um método de alfabetização chamado: “Sim, eu posso!”, desenvolvido primeiramente em Cuba, mas foi reproduzido em mais de 30 países e no Brasil. Com ele, foram alfabetizadas mais de 100 mil pessoas no Brasil. A conversa será feita com a militante no MST e coordenadora do projeto “Sim, eu posso!” e uma aluna da primeira turma desse projeto, chamada Joana de Jesus. Essa rica conversa acontece na Comunidade de Pesqueira no Bairro Zacarias. A TVU está na internet.
O método funciona da seguinte forma, ele associa letras e números, ele parte do conhecer dos números para o desconhecido das letras. As letras não seguem o nosso alfabeto convencional, mas sim das letras mais usadas nas palavras a partir dos temas que são universais. O “Sim, eu posso!” consegue alfabetizar uma pessoa adulta em quatro meses. Além disso, existe também um roteiro de videoaulas que funciona como uma novela e isso faz parte de uma identificação cultural, fazendo com que o aluno consiga entender os assuntos de forma didática.
O programa abordará os desafios de uma pessoa adulta que não aprendeu a ler durante a infância e sente dificuldades para ser alfabetizado, e mostrará a importância do projeto para essas pessoas que não tiveram oportunidades de estudar.
O Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias, idealizado e construído por jovens de diversas regiões fluminenses para contar suas próprias histórias. Assista ao Papo na Laje nesta sexta-feira às 18h, na TVU, uma produção original do Brasil de Fato, apresentada por Dani Câmara.