Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Exposição no Benin que destaca vínculos culturais entre Brasil e África terá circuito na UFPE
Asset Publisher Asset Publisher
Exposição no Benin que destaca vínculos culturais entre Brasil e África terá circuito na UFPE
A iniciativa é fruto de uma pesquisa de campo iniciada em 2020 e coordenada pela professora e historiadora da arte Joana D’Arc Lima, do Departamento de Artes da UFPE

A cidade de Ouidah, no Benin, recebeu, no final de junho, a abertura de uma iniciativa que aborda as trocas culturais entre Brasil e esta região da África, resultado da pesquisa “A Burrinha nos Dois Lados do Atlântico – 60 anos depois (1958–2018)” que investiga as conexões culturais entre manifestações populares do Brasil e comunidades africanas que preservam a identidade brasileira. A mostra integra uma série de atividades organizadas pelo Instituto África Decide e contou com a presença da embaixadora do Brasil no país, Regina Bittencourt.
A iniciativa é fruto de uma pesquisa de campo iniciada em 2020 e coordenada pela professora e historiadora da arte Joana D’Arc Lima, do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A exposição reúne vídeos e fotografias que dialogam com tradições de grupos afrodescendentes do Benin e manifestações populares nordestinas como o Maracatu Rural e o Cavalo Marinho.
A ação também conta com encontros com professores, pesquisadores e mediadores culturais, além de rodas de diálogo com instituições de ensino e representantes da embaixada brasileira. A exposição segue agora para o Brasil, onde será exibida na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com passagens pelos campi da Bahia e do Ceará, encerrando a itinerância na UFPE.
A pesquisa foi financiada pelo Funcultura (edital 2018) e contou com apoio institucional da UFPE, Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Facepe e Instituto África Decide. A equipe do projeto é formada por Joana D’Arc Lima, a fotógrafa Roberta Guimarães e o pesquisador Maurício Antunes Tavares, da Fundaj.
Mais informações
Professora Joana D’Arc Lima
joana.daslima@ufpe.br