Destaques Destaques

Voltar

Assinado contrato para reabertura do Restaurante Universitário da UFPE

Evento foi realizado no Gabinete do Reitor

O reitor Alfredo Gomes e representantes estudantis da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participaram hoje (2) de ato de assinatura do contrato para reabertura do Restaurante Universitário (RU). “Entregar o Restaurante Universitário requalificado e ampliado é fundamental. No entanto, essa luta não para. Precisamos fazer com que, a partir desse contrato, seja entregue à nossa comunidade uma alimentação de qualidade, para que a gente tenha o melhor restaurante”, disse o reitor.

Fotos: Raul Holanda

Estudantes prestigiaram a assinatura do contrato para oferta das refeições

O encontro foi realizado no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria, e contou ainda com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo; dos pró-reitores para Assuntos Estudantis (Proaes), Fernando Nascimento, e de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro; do superintendente de Projetos e Obras Carlos Falcão; da diretora de Alimentação e Nutrição da Proaes, Karina Correia da Silveira, e do assessor Henrique Monte, entre outros.

“O RU é um dos maiores mecanismos de permanência dos estudantes na Universidade. A gente entende a importância do estudante se alimentar e se manter na universidade. Por isso, essa é uma grande vitória pra gente e algo muito importante para os estudantes da UFPE”, afirmou a estudante Débora Karolayne, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPE.

“Vocês são a essência, a razão da existência da Universidade Federal de Pernambuco e de todas as universidades federais do Brasil. Eu queria reforçar essa certeza de que vocês sempre serão prioridade”, disse o vice-reitor Moacyr Araújo. “Nosso desafio é que, nos próximos três anos, a gente possa entregar o RU do Centro Acadêmico de Vitória, que é o único centro da Universidade que ainda não tem um restaurante universitário”, finalizou o reitor Alfredo Gomes”.

Ainda segundo o Pró-Reitor de Assistência de Estudantil, Fernando de Nascimento, "registra-se a atuação dedicada da Proaes, gabinete da Reitoria, Superintendência de Obras e Projetos, Progest, através da Diretoria de Licitações e Contratos e do pregoeiro responsável"

CONTRATO – O contrato de prestação de serviços n.º 16/2023 firmado entre a UFPE e a empresa General Goods Ltda. trata da operacionalização de todas as atividades pertinentes ao fornecimento de refeições de desjejum, almoço e jantar preparadas e servidas no Restaurante Universidade (RU) do Campus Recife da Universidade. O contrato tem valor de R$ 39 milhões e vigência de 36 meses, a contar da assinatura pelas partes, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais 24 meses.

O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, durante 11 meses do ano, trabalhando com desjejum, almoço e jantar. A estimativa é de que sejam servidas 6.800 refeições por dia – incluindo opções à base de proteína vegetal. As refeições terão como público-alvo prioritário os estudantes de graduação regularmente matriculados e registrados no sistema da UFPE.

Novo contrato permite a reabertura do RU

Os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada e aprovados em edital da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) terão a refeição totalmente subsidiada pelo Programa Nacional para Assistência Estudantil (Pnaes). Os demais estudantes de graduação e pós-graduação terão 60% do valor da refeição subsidiados por recursos próprios da UFPE. Servidores e visitantes pagarão o valor integral da refeição.

Além das refeições, o RU da UFPE também oferecerá semestralmente vagas para estágio curricular para estudantes do curso de Nutrição do Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Núcleo de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). A unidade também terá será utilizada como campo de pesquisa, recebendo estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Saúde, Exatas e Humanas.

Inaugurado em 2011, o Restaurante Universitário da UFPE é um projeto do arquiteto, urbanista e professor aposentado da UFPE Ênio Eskinazi. As obras pelas quais o espaço passou contemplaram a ampliação e climatização do salão para refeições; reparos na coberta e forro do bloco da cozinha, além da troca de revestimentos de piso; construção de rampas para a saída de emergência e para a saída comum do salão; alteração do leiaute da administração do RU; e construção de bancada na saída do salão do restaurante para lavagem de copos dos usuários.

Data da última modificação: 03/03/2023, 19:20