Observatório | Covid-19
- UFPE/
- Especiais/
- Observatório | Covid-19/
- Diagnóstico, Acompanhamento e Identificação do Vírus/
- Matemática do Vírus/
- O papel da vitamina D na prevenção da infecção e mortalidade da doença coronavírus 2019
Matemática do Coronavírus Matemática do Coronavírus
O papel da vitamina D na prevenção da infecção e mortalidade da doença coronavírus 2019
Com ainda muitas lacunas a serem esclarecidas sobre a Covid-19, pesquisadores de diversos países têm se debruçado sobre quais fatores podem inibir as chances de contágio da doença. Nesse cenário, a vitamina D (ou colecalciferol), conhecida por seu importante papel no metabolismo ósseo e também por seus efeitos positivos em condições relacionadas à imunidade e infecções de vias respiratórias, apareceu como resposta promissora na prevenção ao vírus.
Imagem de Shutterbug75 por Pixabay
Título Original: The role of vitamin D in the prevention of coronavirus disease 2019 infection and mortality
Título Traduzido: O papel da vitamina D na prevenção da infecção e mortalidade da doença coronavírus 2019
Autores: Petre Cristian Ilie1 , Simina Stefanescu 2, Lee Smith3
Projeto Covid-19 e a Matemática das Epidemias - Fazendo a Ponte entre Ciência e Sociedade
Tradução: Danillo Barros de Souza e Jonatas Teodomiro
Síntese: Camila Sousa e Júlia Lyra Coordenação: Felipe Wergete Cruz
Introdução
Com ainda muitas lacunas a serem esclarecidas sobre a Covid-19, pesquisadores de diversos países têm se debruçado sobre quais fatores podem inibir as chances de contágio da doença. Nesse cenário, a vitamina D (ou colecalciferol), conhecida por seu importante papel no metabolismo ósseo e também por seus efeitos positivos em condições relacionadas à imunidade e infecções de vias respiratórias, apareceu como resposta promissora na prevenção ao vírus. A fim de evidenciar os fundamentos dessa hipótese, um estudo britânico se propôs a investigar a existência de uma associação entre os níveis médios de vitamina D e a mortalidade causada pela Covid-19 em vários países. A pesquisa tinha como objetivo, ainda, identificar se o nível médio da vitamina estaria correlacionado ao número de casos da doença.
1 Departamento de Pesquisa e Inovação, Fundação do Hospital Rainha Elizabeth, King’s Lynn, Reino Unido
2 Universidade de East Anglia, Norfolk, Reino Unido
3 Centro de Cambridge para Ciências do Esporte e Exercício, Universidade de Anglia Ruskin, Cambridge, Reino Unido
Destrinchando
O artigo foca na situação de 20 países europeus, realizando uma revisão de literatura sobre os níveis médios de vitamina D em cada um deles. No percurso metodológico, também foi buscado o número de casos de Covid-19 por milhão de habitantes em cada nação e a mortalidade causada pela doença por milhão de habitantes, com dados de 08 de abril de 2020 (veja a Tabela 1 abaixo). A partir dos dados, análises estatísticas foram feitas usando o Calculador de Coeficiente de Correlação de Pearson (coeficiente que mede o grau da correlação entre duas variáveis de escala métrica).