Destaques Destaques

UFPE se aproxima dos 83 mil testes do tipo RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19

Universidade está em segundo lugar no número de testes em Pernambuco, segundo o Boletim Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está se aproximando dos 83 mil testes RT-PCR realizados no combate à pandemia. Foram realizados aproximadamente 82.899 testes do tipo RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19, sendo 47.707 em amostras provenientes da cidade do Recife, 25.509 em amostras dos municípios do interior de Pernambuco e os demais de pacientes pré-cirúrgicos do Hospital das Clínicas da UFPE, da equipe que atua na realização dos testes, entre outros. O mapa abaixo mostra o número de testes realizados por município.

“A ação da UFPE na realização dos testes para o diagnóstico da Covid-19 é de grande importância no cenário atual, uma vez que a testagem da população representa uma estratégia importante para o enfrentamento da pandemia e também a cobertura que está sendo dada é bastante abrangente. Atualmente, a UFPE recebe amostras para testagem provenientes da cidade do Recife e de 124 municípios do interior do estado de PE. Dessa forma, a UFPE figura em segundo lugar no número de testes RT-PCR realizados no estado de Pernambuco, segundo o Boletim Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde”, explica a professora Maira Pitta, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit-SG).

A professora destaca que a instituição pretende continuar atuando no diagnóstico através da realização dos testes, e, no momento, está concentrando seus esforços para viabilizar a continuidade das atividades por meio de convênios e projetos que garantem a execução. Toda pessoa com suspeita de Covid-19 deve seguir as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde para realização da testagem em algum ponto de coleta ou através da ferramenta Atende em Casa. As amostras testadas na UFPE são encaminhadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE).

SALIVA – O Nupit-SG também está participando de um estudo para validação de um teste que detecta o coronavírus e os anticorpos pela saliva. Rápido, preciso, sustentável e de baixo custo, o exame batizado de Covid-Expres está sendo testado em 12 universidades brasileiras e foi desenvolvido numa parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a empresa ImunoScan/Biogenetics. “Já realizamos 140 análises e o número atualizado de salivas já coletadas é de 1436”, afirma a professora. Saiba mais sobre o teste.

Data da última modificação: 18/03/2021, 17:31