Destaques Destaques

Proexc lança e-books gratuitos sobre as ações da UFPE no enfrentamento da pandemia de Covid-19

Série apresenta textos sobre produção de insumos e EPIs, até teleatendimentos médicos, divulgação científica e ações assistenciais e anti-fake news

Já está disponível para download gratuito a série e-books “Enfrentamento à Covid-19: Ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE”, obras que trazem detalhes sobre as ações da universidade no combate a pandemia global em diferentes áreas. Contando com 40 relatos e divididos em quatro volumes, a série apresenta textos que abordam desde a produção de insumos e EPIs, como álcool e escudos faciais, até teleatendimentos médicos, divulgação científica e ações assistenciais e anti-fake news.

Através da publicação desta série de e-books, a UFPE, por meio da Proexc, visa à publicidade e à transparência das ações públicas, registra o enfrentamento à Covid-19 e agradece a toda a comunidade acadêmica, especialmente as centenas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos protagonistas das ações expostas nesta publicação.

Os volumes foram organizados em quatro eixos temáticos pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, doutor em Educação, Filosofia e História das Ideias pela Université Lumiere Lyon 2, Lyon II, França, e Adriano Dias de Andrade, coordenador de Gestão Editorial e Impacto Social da Proexc/UFPE e doutor em Letras (Linguística) pela UFPE.

No volume 1 - Assessoria Técnica e Fabricação de Produtos, são apresentadas ações extensionistas voltadas para serviços de assistência à população e aos profissionais de saúde envolvidos no enfrentamento da pandemia, visando combater a escassez de insumos essenciais, como antissépticos e equipamentos de proteção individual, o que contribuiu para a contenção da contaminação por Covid-19.

O volume 2 - Telessaúde e Orientação Profissional apresenta o redesenho de práticas no âmbito da educação e do atendimento em saúde. Abordando diversas áreas como a capacitação de profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19; o atendimento fonoaudiológico a distância para pessoas transgênero e crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e o acompanhamento odontológico e fisioterapêutico a distância para pessoas portadoras da doença de Parkinson.

O volume 3 - Qualidade de Vida e Assistência Social aborda conteúdos referentes à qualidade de vida e à assistência social no atual contexto pandêmico, como educação em saúde, realização de atividades físicas, cuidados com a saúde mental de adultos e crianças, papel dos movimentos sociais no enfrentamento à pandemia, dentre outros.

O volume 4 - Comunicação Pública e Divulgação Científica aborda ações em Comunicação como estratégia para enfrentamento à pandemia. Valendo-se de diversos formatos, como programas de rádio, podcast, posts em redes sociais, radionovelas e lives, essas atividades realizaram a divulgação de informações confiáveis sobre o novo coronavírus, profilaxia, vacina e tópicos relacionados.

cgei.proexc@ufpe.br

Data da última modificação: 03/07/2021, 10:58