Informes Informes

Voltar

Projetos Rádio Cordel e Radionovela são finalistas da Expocom Nordeste 2021

O encontro regional integra a edição 2021 do Encontro Intercom Inter-Regiões, que ocorre em agosto desse ano

Os projetos de extensão “Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste” e “Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio”, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, são finalistas do Expocom Nordeste 2021. O Rádio Cordel concorre na categoria 'Programa Experimental de Rádio' e o Radionovela na de 'Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série). O encontro regional integra a edição 2021 do Encontro Intercom Inter-Regiões, que ocorre em agosto desse ano, e que reúne estudantes, pós-graduandos, professores e pesquisadores de comunicação para conferências, apresentações de trabalhos e outras atividades ligadas à área.

O projeto “Rádio Cordel UFPE” tem como proposta criar, produzir e veicular programas para uma rádio comunitária, que funcionará como rádio poste nas dependências do Campus do Agreste, unidade da Universidade Federal de Pernambuco em Caruaru. Por ora, veicula a sua programação em rádios tradicionais parceiras e transmite seu conteúdo na internet por meio de podcasts. Os programas são elaborados por alunos dos cursos de Comunicação Social e de Design, do Núcleo de Design e Comunicação do CAA.

Já o “Radionovela’ é um projeto de extensão que realiza a criação de radionovelas, com adaptações de obras de autores nordestinos, que possuem textos de leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Dessa forma, a iniciativa busca facilitar o acesso de estudantes secundaristas a obras exigidas para as provas citadas. Já foram adaptados os romances “Senhora”, de José de Alencar; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; e o “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, que ganhou uma releitura temática que aborda a Covid-19.

Mais informações sobre os conteúdos produzidos estão disponíveis nos perfis dos projetos no Instagram: @radiocordel @radio.novela

 
Data da última modificação: 06/07/2021, 08:49