Informes Informes

Voltar

Projetos da UFPE de Caruaru são premiados no II Prêmio Rubra de Rádio Universitário

Quatro programas elaborados pelos projetos “Rádio Cordel UFPE”, ‘Radionovela: Literatura nas ondas do rádio” e “Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos”foram agraciados no II Prêmio Rubra de Rádio Universitário, importante prêmio promovido pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil

O grupo de mídias sonoras do curso de Comunicação Social, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, é destaque mais uma vez no cenário nacional. Quatro programas elaborados pelos projetos “Rádio Cordel UFPE”, ‘Radionovela: Literatura nas ondas do rádio” e “Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos” foram agraciados no II Prêmio Rubra de Rádio Universitário, importante prêmio promovido pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil.

A solenidade de premiação ocorreu na última sexta-feira (8).De acordo com a comissão organizadora do Rubra, 82 projetos, de universidades públicas e privadas de todo o Brasil, foram inscritos em sete categorias. 

Na categoria Radiodrama, as radionovelas “Santos Conectados no Combate à Covid-19” e “A Hora da Estrela” ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. Os Santos Conectados faz parte do projeto de extensão Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos, coordenado pelas professoras Giovana Mesquita (Comunicação Social) e Carol Paz (Medicina). Feita em 2020, a radionovela reúne quatro episódios, narrando a história dos Santos Juninos: São Pedro, São João e Santo Antônio, que conectados nas redes sociais tentam convencer à população sobre a importância de se cuidar e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para se prevenir da Covid-19. Ela foi produzida pelos estudantes Vitoria Lima, Laís Tavares, João Pedro, Victória Melo, Sarah Rego, Emilly Monteiro, Gabriela Reis, Pedro Gomes e Caroline Celeste.

Já o programa A Hora da Estrela, do projeto Radionovela: literatura nas ondas do rádio, adaptou o famoso romance de Clarice Lispector para o rádio por meio de três episódios, na comemoração do centenário da escritora. O projeto Radionovela leva para as mídias sonoras obras literárias de autores nordestinos, exigidas nas provas do Enem e de vestibulares, tendo como diferencial a ampliação desse acesso para estudantes cegos. Ele é coordenado pelas professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges, desde 2018, e produzido pelos estudantes Gabriel Pedroza, Vitória Lima, Victoria Melo, Emilly Monteiro, Sarah Rego, Cecília Távora e Lucas Santos.

Os dois outros prêmios da Rubra foram concedidos a programas vinculados à Rádio Cordel UFPE, coordenado pelas professoras Sheila Borges e Giovana Mesquita, desde 2018, para dar visibilidade às pautas da UFPE de Caruaru e das comunidades do Agreste pernambucano. Na categoria Documentário, o “Umbucast” ficou em terceiro lugar. O Umbucast é um podcast narrativo que conta histórias sobre personalidades do Agreste, idealizado pelos estudantes Daniel Nascimento, Beatriz Lima, Vitória Lima, Gabriela Ramos, Laís Tavares, Nichole Andrade, Andayra França e João Paulo Passos, aluno do curso de Cinema, da Universidade Federal do Mato Grosso.

Na categoria Programa Cultural, o podcast “As Sanfonas de Tavares da Gaita” ficou em terceiro lugar com os 10 programas que contam a história de vida e o legado musical deixado pelo multiartista Tavares da Gaita. A produção é resultado do  trabalho de conclusão de curso do estudante Evandro Lunardo, desenvolvido sob orientação da professora Sheila Borges.

 
Data da última modificação: 14/10/2021, 14:13