Obra, lançada em 2022, traz cinco capítulos para balizar o conhecimento científico da indústria de criação brasileira
A professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Fernanda Gatto disponibiliza o e-book gratuito “Economia Criativa em Tela” a quem tiver interesse no assunto. Lançada em 2022, a obra possui cinco capítulos com textos de pesquisadores, da área de Ciências Econômicas da UFPE, para dar base aos conhecimentos científicos da indústria criativa no Brasil.
Temas como “Indústria do cinema em tempos de crise: contexto de Pernambuco”, “A influência das startups na economia criativa no estado de Pernambuco” e “Um breve olhar sobre Recife como cidade criativa” fazem parte do livro. Além disso, há textos sobre “O setor audiovisual brasileiro e novas tecnologias de distribuição digital” e “Economia criativa e indústria fonográfica”.
De acordo com a organizadora da produção editorial, Maria Fernanda Gatto, a obra surgiu para atender demandas das chamadas populações vulneráveis economicamente e como um mecanismo de suporte para as transformações de pobreza econômica e subdesenvolvimento econômico.
“Somos caminhantes, professores e alunos, dessa trajetória de buscar melhoria nas condições de vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis, no meu entender objetivo maior da economia. O título Economia Criativa em Tela revela o desejo de que [haja desenvolvimento para] essa área – como uma tela com muito espaço a ser preenchido”, descreve a professora Maria Fernanda no livro.
Com capítulos independentes, o e-book se norteia pela busca de meios e de alternativas para gerar, o que os pesquisadores da obra argumentam, “maior crescimento das atividades criativas e culturais”. O propósito dos cientistas da área de economia é apoiar estudos nacionais, regionais e internacionais.
Mais informações
Pelo site da Revista Científica Multidisciplinar
maria.padil@ufpe.br