Curso da UFPE é um dos pioneiros no Brasil e tem grande importância para a trajetória da profissão no país
O curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora seus 80 anos amanhã (11), às 14h, em evento remoto que será transmitido pelo canal da UFPE no YouTube. A solenidade contará com pronunciamentos dos convidados, apresentação de vídeo e homenagens. Juntamente com os cursos do Rio de Janeiro e de São Paulo, fundados em 1936, o bacharelado da UFPE é um dos pioneiros no Brasil e tem grande importância para a trajetória da profissão no país. “O curso tem importância decisiva para a sociedade e também para a produção de conhecimento”, explica o coordenador, professor Adilson Aquino Silveira Júnior.
O ensino de Serviço Social em Pernambuco foi iniciado em 1938, antes mesmo da existência de uma Escola de Serviço Social. Naquele ano, o jornal Folha de Manhã noticiou haver sido iniciado, nas dependências do Juizado de Menores, um curso destinado aos funcionários do Juizado e também a preparar os candidatos ao exame de admissão à futura Escola de Serviço Social, já então projetada e em fase de organização. A escola foi fundada em 1940, ano celebrado como data inaugural, e incorporada à UFPE em 1971. A pós-graduação, com conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi fundada em 1979.
“A graduação tem como objeto as expressões da questão social”, afirma o coordenador. O assistente social participa de políticas sociais, programas, serviços e projetos, tanto na execução quanto na gestão. De acordo com o professor, o profissional do Serviço Social tem inserção nos mais diversos campos – como saúde, assistência, previdência, educação, cultura – e também no âmbito das empresas, atuando nos recursos humanos e na assistência aos empregados. A assessoria nos movimentos sociais e organizações sociais é outra possibilidade de atuação para os graduados na área. O Departamento de Serviço Social (DSS) fica no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE.
MESA – Participam do evento o reitor Alfredo Gomes; o vice-reitor Moacyr Araújo; os pró-reitores de Pós-Graduação, Carol Leandro; de Pesquisa, Pedro Carelli; e de Graduação, Magna do Carmo Silva; o diretor do CCSA, professor Jerônimo Libonati; a chefe do DSS, professora Flávia da Silva Clemente; o coordenador do curso de graduação, professor Adilson Aquino Silveira Júnior; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), professora Rosa Maria Cortês de Lima; e o presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress 4ª Região – PE), André França, e outros convidados.