Voltar

Curso de Enfermagem da UFPE é acreditado pelo Sistema Arcu-Sul

A acreditação é um processo contínuo, com chamadas periódicas, e é válida por seis anos

O curso de Enfermagem do Campus Recife da UFPE foi recentemente acreditado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). O curso foi criado em 1947 como Escola de Enfermagem do Estado de Pernambuco (Decreto nº 1702, de 25 de junho de 1947) e, no ano de 1949, por meio do convênio junto ao Governo do Estado de Pernambuco e ao Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) passou a ser denominado Escola de Enfermagem do Recife (PPC/UFPE, 2010). O curso está vinculado ao Departamento de Enfermagem e é oferecido no Centro de Ciências da Saúde (CCS). São disponibilizadas 80 vagas por ano, divididas em duas entradas, com 40 vagas cada. Tem aulas no formato integral, nos turnos da manhã e tarde, e possui uma carga horária total de 4.500 horas.

O Sistema Arcu-Sul é um mecanismo permanente de acreditação regional, coordenado pelo Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é assegurar, publicamente, a qualidade acadêmica e científica dos cursos na região do Mercosul e estados associados, que incluem Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Estudantes formados em cursos acreditados pelo Arcu-Sul têm o benefício de um processo simplificado de revalidação de diploma nos países participantes.

A acreditação, válida por um período de seis anos, foi formalizada através da Resolução nº 2023-13599, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), datada de 3 de junho de 2024.

De 11 a 15 de dezembro de 2023, o curso recebeu uma comissão de avaliadores designada pelo Inep. O comitê, composto por um avaliador brasileiro e dois estrangeiros, além de um responsável técnico do Inep, realizou uma análise preliminar baseada na documentação fornecida pela instituição.

Ao término da visita, a comissão elaborou um relatório destacando as características do curso, utilizando como referência os parâmetros de avaliação definidos pelo Sistema Arcu-Sul, que incluem o contexto institucional, projeto acadêmico, comunidade universitária e infraestrutura disponível.

A acreditação é um processo contínuo, com chamadas periódicas. Atualmente, as áreas de estudo participantes incluem Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, Medicina, Odontologia, Farmácia, Geologia e Economia.

As professoras Estela Monteiro e Eliane Vasconcelos, que respondem pela coordenação do curso, destacam a mobilização e apoio incondicional da Chefia do Departamento de Enfermagem, da Coordenação da Pós-Graduação de Enfermagem, dos docentes, discentes, profissionais egressos, Diretoria e Coordenação de Enfermagem do Hospital das Clínicas, Secretaria Municipal de Saúde (Distritos Sanitários IV e V), equipe da Diretoria de Avaliação Institucional (UFPE), Diretoria do CCS, Pró-Reitoria de Graduação, procurador educacional Institucional e reitor, na construção compartilhada com a qualidade e responsabilidade social na formação do enfermeiro.

Data da última modificação: 23/07/2024, 14:07