Voltar

Seminário sobre detecção de plantios ilícitos no semiárido nordestino acontece na quarta-feira (10)

O evento será no Departamento de Estatística às 16h

Na próxima quarta-feira (10), o Programa de Pós-Graduação em Estatística realizará o seminário “Uso combinado de tecnologias para detecção de plantios ilícitos em grandes áreas do semiárido nordestino”, a partir das 16h, na sala 6 do Departamento de Estatística, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

O seminário será ministrado por Khyale S. Nascimento, graduado em Engenharia Eletrônica e mestre em Eletrônica pela UFPE. Khyale, desde 2008, trabalha como perito criminal federal do Departamento de Polícia Federal e atua na busca por aparatos de clandestinos de interceptação facial, além de ser responsável por exames na área de eletrônicos e audiovisual.

Resumo

Desde 2016, drones são utilizados com sucesso para busca e identificação de plantios de maconha localizados em ilhas do Rio São Francisco. Entretanto, o seu uso ainda esbarra nas grandes áreas a serem cobertas no continente devido às limitações de bateria e alcance de rádio. Nesse caso, helicópteros são utilizados na busca. Este trabalho apresenta uma metodologia que combina as informações trazidas pelas imagens multi-espectrais dos satélites PlanetScope e os dados históricos (2010-2018) de plantios de maconha erradicados com objetivo detectar plantios suspeitos em grandes áreas no continente. O uso combinado de imagens de satélite, do SIG, das características do clima, da vegetação nativa e da forma como os criminosos escolhem as áreas podem auxiliar no processo de detecção no continente. A metodologia proposta consiste de duas etapas: a etapa de seleção dos pontos e a outra de verificação. Na etapa de seleção, as imagens de satélite são convertidas para sua representação no espaço NDVI e é realizada uma busca manual pelos pontos de inconsistências do índice nas proximidades dos pontos no SIG. Na etapa de verificação, esses pontos são sobrevoados por drones, cujas imagens de alta resolução são utilizadas para identificação. Ao ser aplicada em campo, a técnica apresentou uma taxa de acerto de 66%, sendo possível detectar plantios suspeitos com áreas superiores a 300 m² e densidades de 65 covas por 100 m², em tempo relativamente curto para uso em operações policiais. Dessa forma, foi possível otimizar o uso dos drones e superar as suas limitações, além de representar uma alternativa de menor custo operacional. É possível melhorar a técnica por meio do uso de algoritmos de reconhecimento de padrões a fim de automatizar o processo de busca e reduzir o número de falsos positivos.

Data da última modificação: 04/04/2019, 14:36