Colóquio do Departamento de Física acontecerá nesta sexta (9)

O coloquialista do evento será o professor Cid Bartolomeu de Araújo

O Departamento de Física da UFPE promove nesta sexta-feira (9), a partir das 16h, o colóquio de título “Plasmônica em nanocompósitos não lineares”, com o professor Cid Bartolomeu de Araújo, do DF da Universidade. Nesta palestra, serão discutidos alguns avanços recentes realizados nos laboratórios do DF utilizando-se diferentes compósitos plasmônicos contendo nanopartículas metálicas. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do DF, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

A plasmônica é uma área em rápido desenvolvimento com aplicações em óptica não linear, óptica quântica, biociências, processamento de imagens, comunicações, células fotovoltaicas, além de outras áreas. Em resumo, a plasmônica baseia-se na geração, transmissão e controle da luz explorando a contribuição dos plasmons de superfície (SP) que permitem a concentração da energia luminosa em regiões com dimensões menores que o comprimento de onda da luz. Aplicações da plasmônica requerem o entendimento das propriedades dos SP em estruturas metálicas ou semicondutoras, e como essas propriedades podem ser controladas. Para esse fim, os compósitos são particularmente interessantes, porque permitem obter propriedades novas e extraordinárias, inatingíveis em nanoestruturas isoladas.

Cid Bartolomeu de Araújo é professor titular da Universidade desde 1989. Possui graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Física pela UFPE, doutorado em Física pela PUC do Rio de Janeiro e pós-doutorado na Harvard University dos EUA. O professor atua na área de Física, com ênfase em Propriedades Ópticas de Sólidos, Óptica Não Linear e Fotônica.

Data da última modificação: 06/11/2018, 15:57