28ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências acontece na UFPE

Sessão será realizada na sexta-feira (14), no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

A 28ª Sessão Ordinária da Academia Brasileira de Ciências (ABC)  será realizada na sexta-feira (14), no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, no Campus Recife. A sessão acontecerá em dois turnos, com abertura prevista para as 8h45. A entrada é franca. É aconselhável fazer uma pré-inscrição pelo e-mail lab.neglabise.2011@gmail.com ou pelos telefones (81) 2126.8242 e (81) 2126.8243 (falar com Gerlany Andrade Lins, do Labise-UFPE).

Os coordenadores são o professor Alcides Nóbrega Sial (Departamento de Geologia/UFPE) e a professora Valderez Pinto Ferreira (Departamento de Geologia/UFPE). A sessão será multidisciplinar (dez palestras), abrangendo Saúde, Física, Química, Geologia, Geoquímica, Oceanografia e Computação.

Entre os palestrantes, vários estão pela primeira vez proferindo palestra dentro da série de sessões da ABC no Recife. A variedade de temas faz despertar o interesse de uma ampla faixa da comunidade científica, incluindo professores, profissionais, pós-graduandos e graduandos. Será emitido certificado de participação para quem acompanhar todas as palestras.

Manhã

8h – Credenciamento

8h45 – Abertura

9h – Síndrome congênita do zika e resultado das pesquisas epidemiológicas

Celina Maria Turchi Martelli, Grupo de Pesquisa Merg, Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz-Pernambuco, Recife

9h50 – Mobilizando conhecimento para geração de riqueza por meio da inovação

Nivio Ziviani, Departamento de Ciência da Computação, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais

10h40 – Intervalo (coffee break)

11h – Arquivos paleoclimáticos com base em corais: o que a geoquímica pode revelar sobre as mudanças climáticas atuais?

Natan Silva Pereira, Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Paulo Afonso, Bahia

11h30 – Fitoplâncton calcificado: passado, presente e futuro

Marius Nils Müller, Departamento de Oceanografia, CTG-UFPE, Recife, Pernambuco

12h – Intervalo

Tarde

14h – Estratigrafia isotópica de basaltos baixo-Ti da Província Paraná e o papel da contaminação crustal

Carla Barreto, Departamento de Geologia, UFPE, Recife, Pernambuco

14h30 – O homem e o meio ambiente: polêmica sobre o Antropoceno

Ramsés Capilla, Cenpes-Petrobras, Rio de Janeiro, RJ

15h – Admirável mundo novo das publicações – conflitos da ética científica?

Alexander Kellner, Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

15h30 – Intervalo (coffee break)

16h – Lasers Aleatórios: excelentes plataformas para pesquisas interdisciplinares

Cid Bartolomeu de Araújo, Departamento de Física, CCEN, UFPE, Recife, PE