Destaques do CAA Destaques do CAA

UFPE promove testagem e vacinação da comunidade acadêmica de Vitória de Santo Antão e Caruaru

Estudantes, servidores (técnicos e docentes) e terceirizados dos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e Caruaru (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem participar de uma campanha de prevenção e testagem na próxima semana. A ação também está sendo realizada no Campus Recife até hoje (21) e a vacinação seguirá os critérios previstos no Programa Nacional de Imunização.

VITÓRIA - Em parceria com a Prefeitura de Vitória de Santo Antão, a UFPE realiza a ação no CAV na segunda-feira (25), das 8h às 12h e das 13h às 16h, com vacinação contra a Covid-19, influenza (gripe) e tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo) e realização de testes rápidos para Covid-19, sífilis, hepatites e HIV. Também será possível fazer a aferição da glicose e da pressão arterial.

Os interessados devem ir à Tenda da Democracia do CAV, que fica entre o bloco administrativo e as salas de aula, onde haverá orientação ao público sobre serviços oferecidos e respectivos locais de atendimento. Não é necessário agendar para participar: basta levar documento de identificação com foto e carteira vacinal, especialmente relacionada à Covid-19.

A equipe da Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Município da Vitória será a principal parceira na atividade, que envolverá servidores da Universidade, do curso de Enfermagem e da coordenação e laboratórios do CAV. Será possível realizar uma sensibilização na perspectiva da educação em saúde, baseada em evidências científicas e normas técnicas que amparam as autoridades sanitárias.

CARUARU - Em parceria com a Prefeitura de Caruaru, a UFPE realiza a ação na Unidade de Saúde do CAA na quarta-feira (27), das 8 às 12h e das 13h às 16h, com vacinação contra a Covid-19 e influenza (gripe) e realização de testes rápidos para Covid-19, sem agendamento prévio. O local conta com consultórios, sala de vacina, curativo, observação, coleta e atividades coletivas.

É essencial levar carteira e comprovação de vacinação, documento de identificação com foto e CPF para aconselhamento da equipe envolvida. A equipe do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Caruaru será a principal parceira nesta atividade, que envolve também a equipe de enfermagem do Núcleo de Ciências da Vida (NCV), que conta com diversos profissionais especializados.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

DOCUMENTOS - Para a testagem rápida, é necessário apresentar documento de identificação. Para a vacinação, além do documento de identificação, é preciso levar carteiras de vacinação ou comprovantes de atualização vacinal, especialmente contra a Covid-19, para que a equipe possa conferir e orientar.

COVID-19 - A ação na UFPE inclui membros da comunidade acadêmica a partir de 12 anos. Nos casos em que as pessoas tenham sintomas de gripe ou Covid-19, como febre, coriza e dor de garganta, é recomendado aguardar um intervalo de 30 dias após o início dos sintomas para receber a vacina.

CONTRAINDICAÇÕES - De maneira geral, a vacinação apresenta poucas contraindicações. Pessoas com doença ou quadro febril (agudo, moderado ou grave) no dia da vacinação ou nas últimas 24 horas devem postergar a procura de serviços de saúde para vacinação até a resolução do quadro.

CARTILHA - A ação, organizada pelo Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE, é voltada à atualização vacinal da comunidade da UFPE, considerando a importância da proteção individual e coletiva. Como resultado destas ações, também haverá a divulgação de uma cartilha do Fluir com a Vida que aborda o tema, trazendo informações relevantes sobre o calendário vacinal.

EQUIPE - A ação é incentivada pelo Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE e envolve a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), o Núcleo de Apoio à Saúde do Estudante (Nase), o Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass), a Liga Acadêmica de Imunização da UFPE, o projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) voltado à educação em saúde em relação à vacinação contra a Covid-19 e o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica - Suely Galdino (Nupit-SG).

Grupo de Trabalho de Combate à Covid-19 da UFPE
diretrizesconvivencia@gmail.com