Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Antônio Victor de Sá Barreto

Fotografia do Dr. Antônio Victor de Sá Barreto – Fonte – Resgate histórico da Justiça Federal – pág. 43
 

Conforme consta na certidão de idade, o Padre José Francisco da Silva Borges, vigário de Sant'Anna de Bom Jardim por S. Excelência Reverendíssima o senhor Bispo Diocesano. Tendo administrado os Santos óleos no párvulo, Antônio Victor de Sá Barreto, filho legítimo de Antônio Victor de Sá Barreto no ano de 1870, salvo engano tendo o mesmo nascido aos 19 de fevereiro de 1869 na freguesia do Cabo, no engenho Pariz por quanto já tinha sido batizado em perigo de morte por outro sacerdote, sendo então morador na Torre, da freguesia de Afogados, onde era Capelão e teve lugar esta ato na presença do seu avô o Coronel Antônio Pedro de Sá Barreto não comparecendo a sua avó Dona Cesária Ribeiro de Sá Barreto, que tinha sido convidado anteriormente para apadrinharem-no, aconteceu ultimamente que procurando-se certidão não foi encontrado o nome do referido Antônio filho legítimo de Antônio Victor de Sá Barreto e Dona Francisca Wanderley Cavalcanti Barreto e com tenho plena lembrança de ter celebrado esse ato, salvo engano do dia e remetido para o vigário de então Farias como sempre foi e é do meu costume: em fé de sacerdote atesto e certifico - Padre José Francisco da Silva Borges.

Ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife em 1888, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. 

Em 12 de setembro de 1889 – às 15:00 horas, ocorreu um momento de muita dor, pela grande perda familiar, que foi o falecimento do seu pai, o engenheiro fiscal da Recife Drainage Company - Dr. Antônio Victor de Sá Barreto, contava com 53 anos de idade e foi vítima de antigo padecimentos. Deixou a viúva Francisca Natalícia Cavalcante Barreto e cinco filhos.

Em setembro de 1894, realizou o casamento civil do bacharel Antônio Victor de Sá Barreto, residente na freguesia de São José, com Constância Perpetua do Rego da Motta, residente na freguesia da Boa Vista, solteiros e naturais deste Estado.

Aos 27 de outubro de 1894, presente o Doutor Adelino Antônio Luna Freire filho, foi por este conferido o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais ao Senhor Antônio Victor de Sá Barretto na Faculdade de Direito do Recife. 

Atuou como juiz de direito interino em Aracaju/SE e como juiz de direito em Rio Negro, Lapa e Palmas/PR. Em Curitiba/PR, foi deputado estadual, advogado e fiscal federal de bancos.

Ingressou na Justiça Federal como juiz federal substituto, em Curitiba. 

Foi também professor da Faculdade de Direito e de Engenharia da Universidade do Paraná.

Faleceu em 29 de junho de 1931, em Curitiba.

Fontes Consultadas: 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – A Epocha : Orgão do Partido Conservador (PE)  - 14 de setembro de 1889

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario de Pernambuco (PE) - 18 de setembro de 1889

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario de Pernambuco (PE) - 19 de setembro de 1889

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Jornal de Recife (PE) - 15 de setembro de 1894

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –  A Republica : orgam do Partido Republicano (PR) - 19 de fevereiro de 1930

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil – Diario de Pernambuco (PE) - 07 de julho de 1931

>> Livro de Certidão de idade de Vários Anos - Acervo do Arquivo da FDR

>> Livro de Registro de diplomas de Doutores 1833 - 1879 - Acervo do Arquivo da FDR 

>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 

>> Resgate histórico da Justiça Federal : 1890-1937 / [Coordenação: Rubem Lima de Paula Filho] – Brasília : Tribunal Regional Federal da 1ª Região, 2010

Data da última modificação: 21/02/2022, 08:54