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Pós-Graduação em Administração promove defesa de tese de doutorado sobre hábitos de consumo de indivíduos com depressão

A defesa de Daniela Gomes Alcoforado acontece na sexta-feira (19), às 9h, via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE promove defesa de tese de doutorado da aluna Daniela Gomes Alcoforado, na sexta-feira(19), às 9h. O projeto tem como título “O Paradoxo do Consumo: Hábitos e Significados de Consumo de Indivíduos com Depressão ” e teve a orientação do professor Francisco Vicente Sales Melo (UFPE) e coorientação de Thomas Kühn (IPU Berlin).

Além dos orientadores, a banca será composta pelos professores Salomão Alencar de Farias (UFPE), Áurio Lúcio Leocádio (UFC), Marina Dias de Faria (Unirio) e Nelsio Rodrigues de Abreu (UFPB).

A apresentação acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Os interessados em assistir devem entrar em contato com a aluna. É recomendado que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados.

Resumo

O marketing tem muito a contribuir com o estudo do bem-estar mental do consumidor e a resolução de problemas de saúde. A depressão é um transtorno mental altamente presente na sociedade atual e com perspectiva de expansão nos próximos anos, especialmente após a pandemia da covid-19. Nessa perspectiva, o presente trabalho de tese explorou os hábitos e significados de consumo de indivíduos com depressão. Partimos do pressuposto que o consumo afeta e é afetado pelo transtorno depressivo e pode ser fonte de alienação, compulsão e vícios, mas que um consumo sábio e saudável pode mitigar os efeitos da doença. Apesar de ser mais estudado na díade utilitarismo e hedonismo, acreditamos que o consumo pode ter um significado terapêutico para consumidores depressivos, buscando o seu bem-estar. Assim, o presente estudo utilizou-se de uma abordagem qualitativa e foi guiado pelo paradigma transformativo-crítico, como parte da Transformative Consumer Research (TCR). Os dados foram coletados por meio de 38 entrevistas semiestruturadas e a técnica projetiva do Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET), aplicadas em dois períodos distintos, com 32 consumidores previamente diagnosticados com depressão. Como resultado, foi possível identificar hábitos que se destacaram no consumo diário dos indivíduos com depressão e características gerais do comportamento do consumidor com depressão, que englobam ondas de consumo, interrupção do consumo e paralisação do consumo.

Mais informações
propad@ufpe.br

Data da última modificação: 12/08/2022, 17:51