Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação tem defesa de tese nesta sexta-feira (2)

A pesquisa foi orientada pelo professor Hermano Perrelli de Moura

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática (CIn) da UFPE realiza defesa da tese de doutorado intitulada “Simplicidade em Desenvolvimento de Ágil de Software” (“Simplicity in Agile Software Development”), do aluno Wylliams Barbosa Santos. A defesa acontece nesta sexta-feira (2), às 9h, no anfiteatro do CIn, no Campus Recife.

A pesquisa foi orientada pelo professor Hermano Perrelli de Moura, com coorientação do professor Jose Adson Oliveira Guedes da Cunha (DCE/UFPB – Campus IV).

A banca examinadora é composta pelos professores Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE/Centro de Informática), Tiziana Margaria (University of Limerick (Ireland)/Software Research Centre), Teresa Maria de Medeiros Maciel (UFRPE/Deinfo), Sheila dos Santos Reinehr (PUC-PR/Programa de Pós-Graduação em Informática) e José Gilson de Almeida Teixeira Filho (UFPE/Ciências Administrativas).

Resumo:

Conceito: O estudo da simplicidade é um empreendimento interdisciplinar com muitos conceitos e atributos e a percepção de que existem muitas dificuldades na definição da simplicidade e do desenvolvimento e uso de suas relações. Várias pesquisas enfatizam que o conceito de simplicidade não é, em si mesmo, um conceito simples, porque, há muitas perspectivas sobre a percepção da simplicidade. O Desenvolvimento de Software Ágil (Agile Software Development) provou ser um importante conjunto de métodos para promoção da simplicidade. No entanto, há dificuldades em definir a simplicidade e seu impacto no desenvolvimento e uso de Tecnologia da Informação. Objetivo: Essa tese apresenta uma teoria para explicar o fenômeno de simplicidade para melhorar o desenvolvimento de software ágil. Além disso, esta tese enfoca a compreensão de como os gerentes de projetos e engenheiros de software interpretam suas experiências em projetos de software ágil considerando os problemas de simplicidade no desenvolvimento de software ágil. Metodologia: A pesquisa desta proposta é declarada como básica (resultado da pesquisa), indutiva (lógica de pesquisa), exploratória (propósito da pesquisa), interpretativista (abordagem de pesquisa), qualitativa (processo de pesquisa), entrevistas e revisão sistemática da literatura (dados métodos de coleta) e técnicas de teoria fundamentada (métodos de análise de dados). Resultados: Foi extraído um conjunto de categorias (processo leve, aquisição de conhecimento, comunicação pessoal, tempo e produto com valor) que afetam a simplicidade no desenvolvimento de software ágil. Finalmente, as categorias e proposições com maior poder de densidade e fundamentação foram usadas para criar uma teoria sobre simplicidade em projetos de software ágil. Conclusão: Nesta tese, os resultados mostram que uma melhor compreensão das implicações da simplicidade no desenvolvimento de software ágil pode contribuir para os êxitos dos projetos.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
(81) 2126.8430

 

 

Data da última modificação: 31/01/2018, 14:35