Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pesquisa faz crítica à relação entre Design, criatividade e inovação

A defesa será amanhã (29), às 13h, no CAC, no Campus Recife

O Programa de Pós-Graduação em Design do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE promove a defesa da dissertação “O design na criatividade para a inovação através do contexto das biotecnologias de aprimoramento humano: uma revisão sistemática”, do mestrando Weynner Kenneth Bezerra Santos. A defesa será amanhã (29), às 13h, no CAC, no Campus Recife. A pesquisa tem orientação do professor Walter Franklin Marques Correia, do Núcleo de Pesquisas em Design da Universidade.

A banca examinadora será composta pelos professores Walter Franklin Marques Correia (orientador), Francisco Paulo Magalhães Simões (docente do Instituto Federal de Pernambuco e pesquisador do CIn/UFPE) e Luciano Rogério de Lemos Meira (Departamento de Psicologia da UFPE).

Nos últimos anos, as dificuldades no mundo dos negócios têm pressionado cada vez mais empresas a pensarem “fora da caixa”. O problema é que a caixa nunca existiu, sendo este um construto simbólico das próprias empresas ao sentirem a estagnação imaginativa de grande parte dos profissionais criativos: o Design, sobretudo o Design Thinking, tem se tornado popular e comumente reduzido ao âmbito de um campo técnico, e apenas poucos empreendedores têm consciência dos perigos em torno desta abordagem e de como o design vem sendo associado indevidamente a um sinônimo de criatividade e inovação.  

Essa é a problemática analisada nesta dissertação. A pesquisa atenta ainda para as consequências de visões pré-concebidas quando se fala em inovar práticas profissionais, ainda mais numa Era de Coisas Inteligentes.

Segundo Weynner Kenneth, uma pessoa muito criativa não é necessariamente uma pessoa muito inovadora. Para ele, novo é inédito, é algo que não existe; já o inovador é algo novo com aprovação social. As empresas confundem isso e acaba que criatividade, inovação e Design viram uma coisa só para elas, o que pode ocasionar a perda de significância dessas três coisas, que são distintas. Para chegar ainda à desmistificação de que o Design seria a forma dominante de unir a criatividade à inovação, a pesquisa analisa a ciência projetual no contexto do Transumanismo e do Design na Biotecnologia.

O estudo abre uma porta para novas possibilidades porque inaugura a perspectiva da criatividade e da inovação como forças independentes do Design, ao mesmo tempo em que antecipa novidades no emprego do Design enquanto vivência criativa para predizer, prever e resolver problemas humanos, não humanos e pós-humanos. 

Resumo:

Essa dissertação de mestrado trata de uma Revisão Sistemática Qualitativa sobre as relações entre as variáveis dependentes da Criatividade e as bases da Inovação, explorando como o Design e algumas ciências projetuais têm lidado com essas duas forças no tratamento e tradução de problemas em produtos, usando como contexto o cenário do Transumanismo e das biotecnologias de Aprimoramento Humano. Ao final do mapeamento das tecnologias e das informações relevantes no Estado da Arte e do Conhecimento, são inferidas verdades e provocações ao Design Contemporâneo para futuras investigações em prol de sua evolução para algo que se adeque às novas realidades sociais que integrará, principalmente nas que tocam a questão do Design de Corpo e das novas formas de comunicar o desenvolvimento humano.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Design
(81) 2126.8907

Data da última modificação: 28/01/2019, 12:10