Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Letras realiza defesas de tese e dissertação esta semana

Um dos trabalhos é “Humor e Argumentação em Memes Virtuais Veiculados por Redes Sociais Digitais”, de autoria de Eudes Silva


O Programa de Pós-Graduação em Letras do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE promove defesas de tese de doutorado e dissertação de mestrado, amanhã (13) e na quinta-feira (14), respectivamente. As defesas serão realizadas no Campus Recife da Universidade.

A aluna Daniele Basílio defende, amanhã (13), às 14h, no Nutes (que fica no Hospital das Clínicas), a tese de doutorado “Objetos Digitais de Aprendizagem e Letramento: uma prática pedagógica com pessoas com paralisia cerebral”. O trabalho é orientado pelo professor Antonio Carlos Xavier.

Já o aluno Eudes Silva defende, na quinta-feira (14), às 14h, em local a definir, a dissertação de mestrado “Humor e Argumentação em Memes Virtuais Veiculados por Redes Sociais Digitais”. A orientação é do professor Antonio Carlos Xavier.

Resumo 1

Considerando que as escolas devem atender às exigências legais (Lei nº 9.934/96 e a Resolução do CNE/CEB nº 2/[1996]2001) e incluir integralmente as pessoas com deficiência, esta tese investiga se e como as escolas de Ensino Fundamental das redes pública e privada, que se denominam inclusivas e inovadoras, têm utilizado Objetos Digitais de Aprendizagem para contribuir com o processo de aquisição do letramento alfabético dos estudantes com necessidades especiais e, particularmente portadores de paralisia cerebral, assim, incluí-los no sistema educacional brasileiro como prevê a lei e a resolução em vigor no país. Dentre as práticas vivenciadas no cotidiano escolar dos estudantes com este tipo de paralisia, nossa investigação volta sua atenção para a utilização dos Objetos Digitais de Aprendizagem (doravante ODA), visto que esses materiais estão sendo cada vez mais adotados pelas escolas públicas e privadas do país. O governo brasileiro, por exemplo, desde 2012, tem incentivado a utilização das mídias digitais em sala de aula e, desde então, vem criando projetos, como o Educação Digital, para que haja a larga distribuição de tablets, de lousas digitais e de notebooks nas escolas, possibilitando, assim tanto para alunos como professores, a utilização dessas ferramentas tecnológicas na prática pedagógica. Para a realização deste estudo, utilizamos como aporte teórico as concepções de Letramento e Multiletramentos, propostas por Kleiman (1995, 2007), Soares (1999, 2003, 2004), The New London Group (1996) e Cope & Kalantzis (2009). Ademais, adotamos o conceito de ODA apresentado por Wiley (2000), Leffa (2006), Sosteric & Hesemeier (2002), e outros. Por fim, foram visitados os estudos de Glat e Blanco (2007) e Glat e Ferreira (2003), que tratam da educação inclusiva. A metodologia aplicada neste estudo foi de natureza observacional e teve caráter analítico-qualitativo. Nossos resultados só reafirmam o potencial dos ODA para a prática didático-pedagógica com os estudantes com paralisia cerebral. No entanto, estes resultados também apontam que tem havido uma subutilização do potencial linguístico-pedagógico dos ODA nas escolas pesquisadas.

Resumo 2

O ser humano se utiliza das diversas linguagens para agir. A junção entre a linguagem verbal e não verbal tem sido, cotidianamente, um instrumento poderosíssimo em que manifestamos nossas intenções, ideias, pensamentos e, então, interagimos e agimos em sociedade. Partindo da hipótese de que os usuários de redes sociais digitais estariam argumentando por meio de memes como forma de expressar sua criaticidade bem humorada, esta dissertação objetiva analisar o meme em sua dimensão retórica-argumentativa. Isto implica observar quais elementos linguísticos e multimodais são usados para revelar o posicionamento do produtor de Memes. Para dar orientar às análises, recorremos aos estudos da Retórica Clássica de Aristóteles ([340 a.C] 2005) e aos da Nova Retórica desenvolvidos por Perelman (2004), bem como à perspectiva da argumentatividade inerente à língua advogada por Oswald Ducrot (1998). Como os memes possuem características multimodais, nos valemos das discussões apresentadas em Dionísio (2005; 2007), Kress e van Leewuen (1996), para entendermos como a multimodalidade contribui na manifestação da intenção dos usuários. Sobre os estudos dos memes, nos valemos das ideias encontradas em Recuero (2009), Dawkins ([1976] 2007), Blackmore ([1999] 2000) e Dias (et al. 2015). Tomado como gênero multimodal, nesta pesquisa, defendemos que o meme se estrutura retórico-argumentativamente, pois permite que seus produtores manifestem críticas, concretizando assim a previsão de Bazerman (2005), para quem todo gênero é uma forma de ação social. Além dos autores e teorias já citadas, esta pesquisa também dialogou com fenômenos da pragmática como a Teoria dos Atos de Fala de Austin (1990) e o Princípio Cooperativo de Grice (1982). A partir de uma amostra ampla, foram escolhidos para compor a amostra restrita dez exemplares de memes. Foram analisados aspectos retóricos, linguísticos e multimodais usados pelos produtores para revelar seu posicionamento argumentativo sobre um determinado tema de interesse público. Todos os memes foram coletados em páginas encontradas em sites de relacionamentos, como Facebook e Instagram. Os resultados da investigação permitem-nos afirmar que produtores de memes utilizam-se deste gênero multimodal para manifestar não apenas sua insatisfação quanto aos temas problematizados, mas principalmente para revelar seu ponto de vista de forma propositiva, criativa e bem humorada. Estamos convencidos de que o estudo do funcionamento retórico-argumentativo presente no meme e a explicitação das competências retóricas, linguísticas e multimodais necessárias à sua produção, demonstradas nesta pesquisa, revelam a surpreendente criatividade e criticidade de seus produtores.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Letras
(81) 2126.8767

Data da última modificação: 12/03/2019, 15:39