UFPE cria Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

O curso será promovido nos campi da UFPE, do IFPE Garanhuns e do IFSertãoPE e nas comunidades quilombolas

A UFPE acaba de aprovar a criação da Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. A iniciativa visa garantir o direito à formação docente diferenciada e específica para as populações quilombolas do estado. O curso foi criado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Garanhuns (IFPE) e o Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), com o apoio da Coordenação Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco.

A licenciatura vai atender a demandas de formação inicial e de primeira graduação de professores. Também atenderá a segunda graduação para professores que estão em exercício na educação básica pública em escolas quilombolas de Pernambuco, que não têm a formação necessária conforme a Resolução nº 8, de 20 novembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Câmara de Educação Básica (CEB) do Ministério da Educação (MEC). A norma define as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica.

Os formados poderão atuar nas diferentes modalidades da educação básica: nos anos iniciais do ensino fundamental, com enfoque na licenciatura em Pedagogia, e nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com enfoque em Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Sociais. Além da docência, os egressos poderão trabalhar com gestão escolar, em práticas educativas escolares e não escolares e nas diferentes dimensões da vida das comunidades quilombolas. “O início das aulas está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2025.1.

Serão ofertadas cem vagas para professores e professoras quilombolas, distribuídas nas terminalidades: Pedagogia (50 vagas), Matemática e Ciências da Natureza (25 vagas) e Ciências Sociais (25 vagas). O curso, terá oito semestres, será presencial e irá adotar a alternância pedagógica como metodologia para a organização do processo da formação docente, com períodos nos campi da UFPE, do IFPE Garanhuns e do IFSertãoPE e nas comunidades quilombolas.

O processo seletivo para ingresso terá edital específico voltado, exclusivamente, para o público quilombola de estudantes egressos do Ensino Médio e/ou professores e professoras quilombolas que atuam em escolas de Pernambuco.

A proposta da licenciatura quilombola homenageia o quilombola Nêgo Bispo em referência ao intelectual, poeta, escritor, professor e ativista do movimento quilombola nascido no Povoado de Papagaio (Francinópolis/Piauí), falecido em dezembro de 2023.

Diretoria de Desenvolvimento do Ensino - DDE/Prograd

secdde.prograd@ufpe.br