Tese da UFPE vence Prêmio de Melhor Tese da Associação Brasileira de Ciência Política

Virginia Rocha da Silva fez graduação, mestrado e doutorado em Ciência Política na UFPE

A pesquisadora Virginia Rocha da Silva, doutora em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPE, foi a grande vencedora do Prêmio de Melhor Tese – Edição 2024, promovido pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Virginia foi laureada pelo seu trabalho intitulado “The Family Connection: political dynasties and government transparency in Brazilian municipalities”.   Esta tese inovadora explora a dinâmica das dinastias políticas e a transparência governamental nas prefeituras brasileiras, trazendo contribuições significativas para a compreensão da política local e suas implicações para a democracia.

“Fiquei muito feliz e honrada ao saber do resultado”, afirmou Virgínia. “Sou grata à Comissão Julgadora da ABCP, ao Departamento de Ciência Política da UFPE por indicar minha tese para concorrer ao prêmio e, especialmente, à minha orientadora, Mariana Batista, pela orientação diligente, estimulante e acolhedora, e aos membros das minhas bancas de defesa e qualificação, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa”, acrescentou a pesquisadora, que atualmente faz pós-doutorado (bolsa Max Weber) no European University Institute (EUI), em Florença, na Itália.

O Prêmio de Melhor Tese da ABCP é uma das mais prestigiadas distinções no campo da Ciência Política no Brasil. Concedido anualmente, o prêmio reconhece as teses de doutorado que se destacam pela qualidade acadêmica, inovação e relevância em temas de política e administração pública. A premiação é um reflexo do compromisso da ABCP em incentivar e valorizar a pesquisa de excelência na área. A Edição 2024 teve 12 teses inscritas. Esta foi a primeira vitória da UFPE na premiação ABCP. Em 2021, o PPGCP-UFPE recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese. O resultado foi anunciado em 31 de julho como parte do encontro anual promovido pela ABCP.

Data da última modificação: 07/08/2024, 15:19