Notícias Notícias

Voltar

Professor David Haig, da Universidade de Harvard, visita a UFPE e participa de eventos no CB sobre pesquisas científicas

Ele vai conversar com alunos de Ciências Biológicas e visitar laboratórios

O professor David Addison Haig, do Department of Organismic and Evolutionary Biology, da Harvard University, em visita à UFPE, participará de evento, no próximo dia 13, às 18h, na sala 10, do Centro de Biociências (CB) da UFPE, com alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Na ocasião, ele abordará a vida de pesquisadores e estudantes de Biologia em Harvard, tanto na graduação, quanto na pós, como são as linhas de pesquisas e oportunidades de carreira. O evento será mediado pelo professor Simão Vasconcelos, do Departamento de Zoologia. Não precisa fazer inscrição. O evento é gratuito.

Atualmente, o professor australiano David Addison Haig é um dos maiores especialistas em Biologia evolutiva e teórica do planeta, foi coordenador do curso de Biologia de Harvard, autor de centenas de artigos científicos e de livros. Ele pesquisa conflito intragenômico, impressão genômica, conflito entre pais e filhos, dentre outros assuntos, e escreveu o livro “Genomic Imprinting and Kinship” (Em tradução livre: Impressão genômica e parentesco). A sua principal contribuição para o campo da teoria da evolução é a teoria do parentesco da impressão genômica.

Na UFPE, David Haig também fará visita ao Laboratório de Insetos de Importância Forense (Linif), do Departamento de Zoologia da UFPE, cujo responsável é o professor Simão Vasconcelos, que também é o novo coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia/UFPE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“O bate-papo com o professor David Haig vai ser como um estímulo para os estudantes conhecerem um cientista de renome, professor de Harvard, ele tem mais de 300 artigos científicos publicados, faz parte de comissões importantes, inclusive participa de cerimônias de entrega do prêmio Nobel, foi coordenador do curso de Biologia de Harvard durante mais de dez anos, então achei que seria uma chance bem bacana, tipo conversa ‘com o cientista’”, explica Simão Vasconcelos. Os estudantes terão a oportunidade de fazer perguntas ao professor Haig, que serão traduzidas pelo próprio professor Simão.

Mais informações
Professor Simão Vasconcelos 

simao.vasconcelos@ufpe.br 

Data da última modificação: 07/08/2024, 14:10