Mostra de cinema Palestina Livre abre o II Ciclo de Debates Nudoc

Serão cinco encontros para discutir temas relacionados aos movimentos sociais

De 29 deste mês a 27 de setembro, acontecerá o II Ciclo de Debates Nudoc, um evento de extensão com cinco encontros sobre temas relacionados aos movimentos sociais, à luta de classes, suas organizações e acervos documentais. É organizado pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (Nudoc) da UFPE, com diferentes parceiros. Tem como objetivo estreitar os vínculos entre a universidade e os movimentos sociais, além de contribuir com uma formação ampla aos discentes, por meio do contato com temáticas e sujeitos sociais que protagonizaram e protagonizam lutas sociais em nível local, nacional ou internacional. Para participar, é necessário se inscrever no link.

A abertura do II Ciclo de Debates Nudoc, no dia 29, se dará com a Mostra Palestina Livre, no Cinema da UFPE. Primeiro, será exibido o documentário “O Lobby”, do diretor Clayton Swisher, 2017, da Al Jazeera. Depois, haverá a sessão “Palestina Possível”, com curtas-metragens da diretora Palestina Larissa Sansour, de 2008 a 2019.

O documentário “O Lobby” (2017) retrata a reportagem investigativa do jornalista britânico James Kleinfeld que se infiltrou por meses em organizações sionistas, nos Estados Unidos e revelou a forma de atuação do Estado de Israel no território estadunidense no monitoramento do movimento pacífico de Boicote, Desinvestimento e Sanção (BDS) que atua em favor da implementação das resoluções da ONU em defesa do povo Palestino. O repórter em questão, que é judeu e antissionista, estará presente e participará do debate após a exibição do filme.

Após um intervalo, haverá a exibição dos curtas “Um Êxodo Espacial” (2008), “Patrimônio Nacional” (2013), “In Vitro” (2019) e “No Futuro Eles Comiam da Melhor Porcelana” (2015). A diretoria Larissa Sansour nasceu em Jerusalém Oriental, na Palestina, e reside em Londres. Em seu trabalho, discute discutir temáticas sociais e políticas a partir da linguagem da ficção científica, propiciando aos expectadores imaginar futuros.

A relevância da mostra se dá por sua conexão com a defesa do direito à autodeterminação nacional do povo palestino, contra o genocídio em curso e trazendo informações relevantes sobre a diferença entre sionismo e judaísmo e, por sua vez, entre antissionismo e antissemitismo. A exibição interessa a áreas de movimentos sociais, relações internacionais, jornalismo, cinema, história, geografia, direito, dentre outras. Será realizada pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais (Nudoc), em parceria com o Cinema da UFPE, LabCine, Comitê de Solidariedade à Palestina – Pernambuco e Aliança Palestina.

Mostra Palestina Livre, no Cinema da UFPE

29/07 - das 14h às 19h30.
14h: Exibição de “O Lobby”, seguida de debate com James Kleinfeld. Mediação de Soraia de Carvalho
17h20 – Exibição dos curtas de Larissa Sansour + debate (equipe CineLab)

II Ciclo de Debates Nudoc

19/08 - das 14h às 18h, em local a confirmar