Documentários sobre Dorival Caymmi e Mateus Aleluia estão entre as atrações no Cinema da UFPE nesta semana

As sessões têm entrada gratuita

Os universos de dois grandes expoentes da música brasileira, os baianos Dorival Caymmi (1914-2008) e Mateus Aleluia, são apresentados em documentários que o Cinema da UFPE exibe esta semana: Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman, e Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã, de Tenille Bezerra. Ambos podem ser vistos na quarta (24) ou na quinta (25).

Além disso, na sexta-feira, o público tem a oportunidade de assistir a duas obras dirigidas por Luiz Apolinário e participar de um debate com a equipe dos filmes. O curta-metragem Travessia é uma nova versão de Nonada e foi selecionado no edital Bolsa de Incentivo à Criação Cultural (Bicc), promovido pela UFPE. E, no mesmo dia, segue em cartaz o longa-metragem Seguindo Todos Os Protocolos, de Fábio Leal.

O Cinema da UFPE faz parte do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento da UFPE. Todas as sessões têm entrada gratuita. Os bilhetes são disponibilizados por este link no dia da exibição, a partir das 12h, e também podem ser retirados presencialmente 30 minutos antes do início da sessão.

Confira a programação da semana

Sessão Descoloniza

14h – Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman
BR, 2024, 93’
Sinopse: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

16h30 – Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã, de Tenille Bezerra
BR, 2022, 70’
Sinopse: Acompanhando o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia, o filme se lança na construção de um imaginário em torno da obra e da vida do artista. Dialética de partidas e chegadas, o filme articula a obra musical de Mateus com sua memória afetiva tecendo uma delicada trama que conecta distintos lugares e temporalidades.

Sessão Descoloniza

14h30 – Aleluia – O Canto Infinito do Tincoã, de Tenille Bezerra
BR, 2022, 70’

16h30 – Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman
BR, 2024, 93’

14h10 – Sessão Nonada + Travessia, de Luiz Apolinário (debate com equipe)
BR, 2022 e 2024, 25’
Sinopse Nonada: Dois corpos nonada; carregando nada além de, cada um, seu colar de madrepérola.
Sinopse Travessia: Corpo só.

16h – Seguindo Todos Os Protocolos, de Fábio Leal
BR, 2022, 73’
Sinopse: Após ficar dez meses sozinho em quarentena, Francisco quer transar.

Cinema UFPE

cinema.ufpe@ufpe.br