Concurso global de ideias em todas as áreas do conhecimento recebe inscrições até o dia 19 de agosto

Estão abertas até o dia 19 de agosto as inscrições para a Falling Walls Lab Brazil, competição que premia pesquisas, propostas de inovação e projetos de empreendedorismo com potencial de transformação. O autor da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, no dia 7 de novembro, com viagem e acomodações pagas, e terá a chance de apresentar, em inglês, seu projeto e/ou ideia para lideranças globais e cientistas renomados de todo o mundo das áreas de ciência, negócios, política, arte e sociedade. A etapa brasileira do concurso será realizada no Recife, no dia 27 de setembro. Dos projetos inscritos, 15 serão escolhidos para apresentá-los presencialmente, obrigatoriamente em inglês, para um júri de notáveis em Recife.

Dentre os vencedores da edição de 2023, Elias Barbosa, então estudante de Biomedicina na UFPE, ficou em segundo lugar nacional e foi para a Alemanha representando o Brasil. Em seu projeto “Breaking the Wall of Lifelong Tropical Diseases”, Elias propunha uma abordagem multifuncional para a leishmaniose e a hanseníase. A partir de células-tronco pluripotentes induzidas, vindas do próprio paciente, o discente trabalhou para desenvolver um modelo experimental que estimulasse a geração de terapias regenerativas personalizadas e de curativos, a fim de tratar a doença e suas sequelas.

Podem inscrever-se nesta edição indivíduos de universidades, instituições de pesquisa, inovação e empreendedorismo, empresas, centros acadêmicos e fundações. Os candidatos podem ser de qualquer área e devem estar com vínculo ativo a uma instituição de Ensino Superior. Outra possibilidade é que o candidato tenha concluído a pesquisa inscrita no concurso nos seguintes prazos: graduação há no máximo dez anos, mestrado há sete ou o doutorado há cinco.

O concurso tem como idealizador e realizador a Falling Walls Foundation, que é apoiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF), pela Fundação Robert Bosch, pela Associação Helmholtz, pelo Senado de Berlim e por várias instituições acadêmicas, fundações, empresas, organizações não-governamentais e personalidades proeminentes.

Data da última modificação: 22/07/2024, 19:04