Concurso de fotografia sobre a geodiversidade de Pernambuco está com inscrições abertas

Estão abertas, de hoje (7) a 7 de setembro, as inscrições para o concurso de fotografia sobre a geodiversidade do Estado de Pernambuco. As fotos selecionadas serão publicadas como um capítulo especial do livro, em preparação, Geopatrimônio de Pernambuco. O concurso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGEOC) da UFPE, Grupo de Pesquisa em Geodiversidade de Pernambuco/UFPE-UPE, Regecos/UPE e Grupo de Estudos em Mapeamento Geomorfológico e do Quaternário Continental (GeoDeqc)/UFPE.

O concurso é voltado a alunos de graduação e pós-graduação em Geografia, Geologia, Arqueologia, Ciências Biológicas e áreas afins, professores universitários, mestres, doutores, além de professores da rede básica, professores aposentados e técnicos.

As fotografias devem versar sobre temas da geodiversidade de Pernambuco (paisagem; geomorfologia; tipos geológicos com feições únicas (como Pedra do Navio; Pedra Furada; testemunhos residuais da Bacia do Jatobá)); estruturas geológicas (a exemplos de dobras na zona de cisalhamento de Pernambuco; estratificações cruzadas da Fm. Tacaratu no Vale do Catimbau; juntas colunares do Neck Vulcânico de Ipojuca); marcadores temporais da história geológica do planeta Terra (como Granito do Cabo de Santo Agostinho; Neck Vulcânico de Ipojuca), entre outros.

São critérios para participação: fotografias coloridas com resolução de 300 DPI; fotografias inéditas; descrição da fotografia com localização geográfica (coordenadas cartesianas ou UTM); termo de responsabilidade pela autoria da foto. O candidato poderá enviar até duas fotos para seleção. A participação no concurso implica em total aceitação das regras do regulamento, o qual está disponível no site do concurso

As fotografias devem ser enviadas para o e-mail geopatrimoniope@gmail.com (confirmação de recebimento em 24 horas), com o assunto “Concurso de Fotografia – Geodiversidade de Pernambuco”. No corpo do texto, é preciso informar: nome completo, e-mail, instituição/departamento/programa, descrição da foto. O autor também deve anexar as fotografias e o termo de responsabilidade. A divulgação das fotos selecionadas será feita até o dia 20 de outubro.

LIVRO - O livro Geopatrimônio de Pernambuco – Edição 01 tem como organizadores: o doutorando Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda (PPGEOC/CTG/UFPE); o professor Gorki Mariano (PPGEOC/CTG/UFPE); a professora Thaís de Oliveira Guimarães (UPE, Campus Petrolina/PE); e a professora Danielle Gomes da Silva Listo (PPGEO/CFCH/UFPE).

O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma sucinta e bem direcionada, as principais características da geodiversidade e biodiversidade de Pernambuco. Será uma soma de todos os elementos: geologia, geomorfologia, solos, clima, paleontologia, recursos hídricos, fauna, flora e atuação antrópica. Para a realização desse livro, os organizadores reuniram diversos professores e pesquisadores colaboradores do estado e de instituições parceiras.

A obra terá 12 capítulos específicos dos estudos do território. Segundo Ítalo Arruda, o livro busca abordar, da melhor forma, os aspectos emergentes da geodiversidade e biodiversidade no contexto regional. A previsão para publicação da obra é no mês de novembro deste ano. Na oportunidade, serão feitas homenagens a professores célebres que promovem a popularização das geociências.

geopatrimoniope@gmail.com

Data da última modificação: 07/08/2024, 14:26