Sobre

A Superintendência de Comunicação foi instituída na Portaria Normativa nº 16, de 1º de julho de 2020. Tem por competência, planejar, coordenar e executar ações na área de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional; elaborar e executar a Política de Comunicação da UFPE, em articulação com as diversas instâncias da Universidade; desenvolver articulações permanentes com as áreas de comunicação de outras instituições; planejar ações que visem a uma maior integração com a comunidade universitária; gerir os canais de televisão e de rádios da Universidade; promover a divulgação de atos e atividades da Instituição e de outros assuntos de relevância da instituição; elaborar planos de atividades e relatórios anuais; e desenvolver estratégias de comunicação e de gestão de mídias sociais junto às suas assessorias e gerência. É formada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). 

ESTRUTURA REGIMENTAL

Notícias Notícias

Voltar

Rádio Paulo Freire lança programação especial em comemoração aos 60 anos de fundação

A emissora comemora aniversário com exposição histórica, programas especiais e documentários em vídeo e áudio

A Rádio Paulo Freire foi inaugurada em 29 de setembro de 1963 como parte do sonho do educador Paulo Freire de transformar o país pela educação, comunicação e cultura. Para comemorar os 60 anos de criação, a emissora lança uma programação especial de eventos.

Exposição “A rádio que Paulo Freire sonhou”
A Rádio Paulo Freire abre hoje (25), às 11h, a exposição “A rádio que Paulo Freire sonhou”. A mostra fica em exibição no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC), Campus Recife da UFPE, até 31 de outubro.

A exposição é parte de um conjunto de ações de memória – vídeo-documentário, programas radiofônicos, radiodocumentário – que resultam de uma extensa pesquisa documental em arquivos públicos e digitais, além de entrevistas e levantamento bibliográfico.

Programa 820 no Ar Especial
Na sexta-feira (29), a partir das 9h30, a equipe realiza o programa 820 no Ar Especial, ao vivo, direto do hall do CAC. O programa contará com apresentações musicais, teatrais e entrevistas. Vai ser apresentado pelos estudantes Willian Araujo, de Jornalismo; e Kennedy Lacerda, de Rádio, TV e Internet; com direção das professoras do Departamento de Comunicação Social e gestoras da Rádio Paulo Freire, Paula Reis e Yvana Fechine.

O especial será transmitido simultaneamente pelo canal da UFPE no YouTube, pela Universitária FM 99.9 e pelo streaming da Rádio Paulo Freire, com apoio técnico-operacional do Laboratório de Imagem e Som (LIS) e da Coordenação de Audiovisual da Superintendência de Comunicação (Supercom) da UFPE.

Para contar a história da rádio e sonhar novas perspectivas de trabalhos em parcerias, serão entrevistados os professores da UFPE Yvana Fechine; Flávio Weinstein, de História; Luís Reis, de Teatro; Eliete Santiago, de Pedagogia; Kalyna Aguiar, de Licenciatura em Teatro; estagiários; e Chico Lacerda, vice-diretor do CAC; entre outros.

O programa contará com a participação de estudantes de Teatro da UFPE para apresentar o esquete de comédia “Ida ao teatro”, com os atores João Fernando e Vivian Borchardt, sob direção de Ruan Henrique, Luan Lucas Leite e Diniz Luz. A supervisão é da professora Vika Schabbach.

A música vai ficar por conta dos estudantes de Música da UFPE Aryma Nascimento (voz), Oscar Moura (voz e piano) e Ruti Freitas (violão), com a supervisão do professor Sérgio Godoy.

Também haverá apresentação do espetáculo “Tropicália”, com os também estudantes de Música da UFPE Aleff Nascimento (canto) e Eduardo Andrade Cavalcanti (violão), com a supervisão do professor Luiz Kléber.

Programa Fora da Curva
Também na sexta-feira (29), só que às 11h, com produção e apresentação da professora e coordenadora de programação da emissora Ana Veloso, o programa Fora da Curva entrevista ao vivo o professor emérito da UFPE Flávio Brayner, e o professor do IFPE e pesquisador da Cátedra Paulo Freire Dimas Veras. Eles vão falar sobre a história da Rádio Paulo Freire, as tentativas de apagamento da memória da emissora durante a ditadura militar e a importância do projeto paulofreiriano de educação popular, que andava de mãos dadas com a proposta de uma comunicação emancipatória.

Vídeo-documentário
O documentário “A rádio que Paulo Freire sonhou” tem cerca de 45 minutos e revela o quanto a história da emissora se confunde com a história do Brasil no período que antecede o Golpe Militar de 1964, quando o projeto paulofreiriano foi interrompido e, assim como ele, vários colaboradores da rádio foram presos. O vídeo detalha o cenário cultural do Recife na época e ainda o papel da emissora que tinha como slogan “uma rádio a serviço da democratização da cultura”.

O documentário mostra ainda como a Rádio Universidade, depois Universitária AM e, hoje, tem o nome de seu criador, transformou-se em rádio-escola da UFPE comprometida com o mesmo sonho de Paulo Freire. Foram entrevistados historiadores, pesquisadores da Cátedra Paulo Freire da UFPE e colaboradores da antiga Rádio Universidade. Produzido no Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Departamento de Comunicação Social, o documentário será veiculado pela TVU no dia 29 de setembro, data do aniversário da emissora, em horário a ser divulgado nas redes sociais.

Radiodocumentário
As comemorações seguem pela primeira semana de outubro, com a exibição, em cinco episódios, da série radiofônica “Os 60 anos da Rádio Paulo Freire”, de segunda (2) a sexta-feira (6), às 11h da manhã, na Rádio Paulo Freire (820 AM) e na Universitária (99.9 FM).

Com produção de Catarina Apolônio, a série conta a história da emissora em ordem cronológica, com entrevistas que trazem desde o contexto de sua criação e personagens importantes dos anos 1950/1960, passando pelo Golpe de 1964 e seus desdobramentos, até a configuração atual da Rádio Paulo Freire.

Confira a programação de cada episódio a ser exibido por dia:
2 de outubro - EP01 - Recife no Centro do Mundo (contexto e personagens)
3 de outubro - EP02 - O projeto de uma Universidade Popular. Criação do SEC e da Rádio Universidade do Recife
4 de outubro - EP03 - A rádio Universidade do Recife
5 de outubro - EP04 - O golpe que congelou o futuro
6 de outubro - EP05 - A rádio Paulo Freire

Data da última modificação: 26/09/2023, 08:49

Superintendente

Bruno Pedrosa Nogueira

Diretoria de Comunicação

Cecília Almeida

Núcleo de TVs e Rádio Universitárias

Juarez Juara

Superintendência de Comunicação - SUPERCOM

Reitoria da UFPE