Sobre

A Superintendência de Comunicação foi instituída na Portaria Normativa nº 16, de 1º de julho de 2020. Tem por competência, planejar, coordenar e executar ações na área de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional; elaborar e executar a Política de Comunicação da UFPE, em articulação com as diversas instâncias da Universidade; desenvolver articulações permanentes com as áreas de comunicação de outras instituições; planejar ações que visem a uma maior integração com a comunidade universitária; gerir os canais de televisão e de rádios da Universidade; promover a divulgação de atos e atividades da Instituição e de outros assuntos de relevância da instituição; elaborar planos de atividades e relatórios anuais; e desenvolver estratégias de comunicação e de gestão de mídias sociais junto às suas assessorias e gerência. É formada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). 

ESTRUTURA REGIMENTAL

Notícias Notícias

Voltar

Univerciência estreia nova temporada

Programa vai ao ar nesta quinta-feira (21), às 20h, na TVU Recife

O Univerciência, primeiro programa brasileiro de TV e internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, apresenta a estreia de sua nova temporada às 20h desta quinta-feira (21), na TVU Recife, com muitas novidades e pesquisas que fazem diferença no dia a dia da população. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), a partir da parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional a partir da veiculação em 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na internet.

O primeiro programa desta quinta temporada destaca uma pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com outras instituições, que desenvolveu uma mochila para facilitar o monitoramento do vírus da febre amarela em macacos no estado da Bahia. O público vai ter também um revestimento biodegradável e comestível desenvolvido no Instituto Federal Baiano, campus Guanambi, que prolonga o tempo de prateleira de frutas e verduras. O programa vai mostrar ainda um sistema que avalia a qualidade de grãos e uma galinha que tem se destacado por seu sabor e cor, a galinha de carne preta.

O conteúdo pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na internet por cada TV e universidade participante, com potencial de alcance de cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o Univerciência contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

Data da última modificação: 22/09/2023, 09:28

Superintendente

Bruno Pedrosa Nogueira

Diretoria de Comunicação

Cecília Almeida

Núcleo de TVs e Rádio Universitárias

Juarez Juara

Superintendência de Comunicação - SUPERCOM

Reitoria da UFPE