Sobre

A Superintendência de Comunicação foi instituída na Portaria Normativa nº 16, de 1º de julho de 2020. Tem por competência, planejar, coordenar e executar ações na área de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional; elaborar e executar a Política de Comunicação da UFPE, em articulação com as diversas instâncias da Universidade; desenvolver articulações permanentes com as áreas de comunicação de outras instituições; planejar ações que visem a uma maior integração com a comunidade universitária; gerir os canais de televisão e de rádios da Universidade; promover a divulgação de atos e atividades da Instituição e de outros assuntos de relevância da instituição; elaborar planos de atividades e relatórios anuais; e desenvolver estratégias de comunicação e de gestão de mídias sociais junto às suas assessorias e gerência. É formada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). 

ESTRUTURA REGIMENTAL

Notícias Notícias

Voltar

Rádio Paulo Freire, da UFPE, comemora 60 anos com seminário e lançamento de selo comemorativo

Evento será realizado no dia 9, das 9h às 12h, no Miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação

O Departamento de Comunicação (DCOM) da UFPE, com apoio do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) e da Superintendência de Comunicação (Supercom), realiza, na próxima quarta-feira (9), das 9 às 12 horas, no Miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação (CAC), o Seminário “60 anos da Rádio que Paulo Freire sonhou: diálogo do passado com o futuro”. Com o lançamento do selo comemorativo, o seminário abre as ações em torno da história de seis décadas que levam da pioneira Rádio Universidade à atual Rádio Paulo Freire, que funciona, desde 2019, como rádio-escola da UFPE.

Esta história começa no dia 29 de setembro de 1963, quando entra no ar a Rádio Universidade, criada pelo pedagogo Paulo Freire, como parte do Serviço de Extensão Cultural (SEC) da então Universidade do Recife, atual UFPE. Foi no SEC que Paulo Freire consolidou o que ficaria depois internacionalmente conhecido como o seu “método” de alfabetização de adultos. Em sintonia com a proposta educacional de Paulo Freire, a antiga Rádio Universidade era um importante braço da promoção da cultura, dos saberes populares e das campanhas de alfabetização de adultos pautadas pela leitura crítica da realidade.

Há, ainda hoje, pouco material disponível sobre esta importante atuação do Serviço de Extensão Cultural (SEC) e, da Rádio Universidade, os registros são ainda mais escassos. A história da Rádio Universidade, no entanto, é indissociável, de um lado, do importante projeto de educação popular, idealizado por Paulo Freire e, de outro, da vida intelectual do Recife no final dos anos 50 e início dos anos 60. Não por acaso, quando veio o Golpe de 64, o SEC foi considerado como subversivo, acabou sendo extinto e muitos dos seus colaboradores foram perseguidos. Há relatos de que seus documentos foram queimados na rua como parte da “caça aos comunistas”. Na ocasião, a Rádio Universidade não chegou a ser fechada, mas assumiu outra feição, tutelada pelos militares, e, para que não houvesse sequer resquícios do período em que esteve sob influência de Paulo Freire, sua história foi deliberadamente apagada e sua proposta original silenciada. 

No seminário, serão apresentados os resultados de uma pesquisa que, a partir de documentos oficiais e mais de 300 notícias coletadas em jornais da época, conseguiu recuperar a proposta desta rádio que, sob a liderança de Paulo Freire, deixava claro seu compromisso com uma comunicação emancipatória já a partir do seu slogan: “Uma rádio a serviço da democratização da cultura”.

Passados 60 anos, a Rádio Paulo Freire, batizada com o nome do seu criador, quer aprender com o passado e pensar o seu futuro mantendo o compromisso com uma comunicação dialógica e democrática, que marca sua origem. No seminário, a equipe da Paulo Freire ainda apresentará a experiência de quase cinco anos de funcionamento da emissora no modelo de rádio-escola e em um regime inovador de cogestão entre o Departamento de Comunicação Social e o Núcleo de Televisão e Rádio Universitárias (NTVRU). Também serão apresentadas as formas de participação na sua grade de programação. 

Programação

9h - 9h30 – Abertura
Lançamento do selo dos 60 anos e das ações comemorativas
Participantes: reitor Alfredo Gomes, vice-reitor Moacyr Araújo, Murilo Silveira (diretor do CAC), Paula Reis (DCOM/RPF) e Érica Simona (Dircom/Supercom)
Coordenação: Yvana Fechine (DCOM/RPF)

9h30 – 10h30 – Rádio Paulo Freire, a rádio que sonhamos juntos
Apresentação do funcionamento e da programação da rádio-escola, indicando seu potencial para parcerias internas e externas. Perspectivas para o futuro
Participantes: Paula Reis (DCOM/RPF), Igor Cabral (RPF), Bruno Nogueira (superintendente de Comunicação) e Silvio Bezerra (diretor do NTVRU)
Coordenação: Ana Veloso (DCOM/RPF)

10h30 - 11h – Rádio Universidade, o começo do sonho
Da Rádio Universidade à Rádio Paulo Freire: apresentação de resultados da pesquisa histórica
Participante: Yvana Fechine (DCOM/RPF)
Coordenação: Gus Cabrera (PPGCOM UFPE, Rádio Aconchego)

11h – 11h30 – Saudações aos 60 anos da Rádio Paulo Freire
Participantes: Conceição Reis (pró-reitora de Extensão e Cultura), Francisco Lacerda (vice-diretor do CAC), Fernando Weller (chefia do DCOM), Eliete Santiago (Cátedra Paulo Freire), Catarina Apolônio (representando a Equipe Gestora da RPF), Kennedy Lacerda (representando os bolsistas e estagiários da RPF). Palavra aberta aos parceiros

11h30 -12h – Comentários do público. Entrega e sorteio de canecas comemorativas. William Araújo e Isabel Bahé (estagiários RPF)

Data da última modificação: 07/08/2023, 15:20

Superintendente

Bruno Pedrosa Nogueira

Diretoria de Comunicação

Cecília Almeida

Núcleo de TVs e Rádio Universitárias

Juarez Juara

Superintendência de Comunicação - SUPERCOM

Reitoria da UFPE