Sobre

A Superintendência de Comunicação foi instituída na Portaria Normativa nº 16, de 1º de julho de 2020. Tem por competência, planejar, coordenar e executar ações na área de comunicação com o objetivo de fortalecer a imagem institucional; elaborar e executar a Política de Comunicação da UFPE, em articulação com as diversas instâncias da Universidade; desenvolver articulações permanentes com as áreas de comunicação de outras instituições; planejar ações que visem a uma maior integração com a comunidade universitária; gerir os canais de televisão e de rádios da Universidade; promover a divulgação de atos e atividades da Instituição e de outros assuntos de relevância da instituição; elaborar planos de atividades e relatórios anuais; e desenvolver estratégias de comunicação e de gestão de mídias sociais junto às suas assessorias e gerência. É formada pela Assessoria de Comunicação (Ascom), Diretoria de Comunicação (Dircom) e Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU). 

ESTRUTURA REGIMENTAL

Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste conversa com o dirigente nacional do MST

No programa que será exibido hoje (26) pela TVU (Canal 11.1), João Paulo Rodrigues discorre sobre o trabalho desenvolvido pelo MST há quase 40 anos

Para falar sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Giro Nordeste recebe o agricultor e coordenador nacional do MST João Paulo Rodrigues. Durante o programa, o convidado fala sobre agricultura, violência no campo, Feira Nacional da Reforma Agrária e sobre a recém-instalada CPI do MST. O programa será veiculado às 20h de hoje (26), na TVU (Canal 11.1), e reapresentado na segunda-feira (29), às 21h.

Quando questionado sobre a violência no campo, o dirigente do MST pondera que “é uma pena que setores da agricultura ainda se comportam como 300, 400 anos atrás, tendo que escravizar a população, expulsar, para aumentar a taxa de lucro. Agricultura não precisa disso, é possível combinar com a agricultura moderna, com a agroindústria, respeitando os trabalhadores e o meio ambiente”.

Sobre o MST, que tem cerca de 40 anos de atuação no Brasil, produzindo, entre outros alimentos sem agrotóxicos, arroz orgânico, João Paulo comenta que “o MST está vivendo seu melhor momento na sociedade desde 1997, quando nós fizemos aquela marcha em Brasília”. Ainda de acordo com o coordenador nacional do Movimento, “nós viramos uma referência política e sinônimo de um modelo de organização”.

O agricultor e membro da direção nacional do MST faz questão de frisar sobre a comida que alimenta o país: “Quem produz alimentação que nós vamos jantar daqui a pouco, ou almoçar, é exatamente a pequena e média agricultura”. Para ele, “nós temos que criar um novo modelo de agricultura e que a pauta central seja defender o meio ambiente, produção de alimentos com geração de renda e geração de qualidade”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 26/05/2023, 15:28

Superintendente

Bruno Pedrosa Nogueira

Diretoria de Comunicação

Cecília Almeida

Núcleo de TVs e Rádio Universitárias

Juarez Juara

Superintendência de Comunicação - SUPERCOM

Reitoria da UFPE