CAPES abre inscrições para Programa de Apoio a Eventos no País

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na última quinta-feira, 20 de abril, o Edital nº 11/2023 do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte a eventos científicos, tecnológicos ou de extensão realizados no Brasil, por meio do sistema de inscrições da CAPES, que receberá propostas entre 2 de maio e 5 de junho.

A edição de 2023 traz uma novidade: os recursos, que dobraram em relação à seleção anterior, poderão ser utilizados em brinquedotecas, a fim de que pessoas com filhos pequenos possam participar dos eventos.

O Edital estabelece apoio a eventos presenciais ou semipresenciais realizados no País entre 11 de setembro deste ano e 31 de maio de 2024. A abrangência deve ser nacional, com público-alvo presencial e palestrantes ou conferencistas de três ou mais regiões do Brasil, ou internacional, com pessoal de dois ou mais países.

Os eventos são divididos em pequenos, médios e grandes, de acordo com o número de participantes: até 200, de 201 a 600 e acima de 601. Os valores variam conforme o tamanho e a abrangência, com teto de R$ 70 mil para eventos pequenos e nacionais, R$ 90 mil para internacionais. Para eventos médios, as cifras são R$ 100 mil e R$ 120 mil, respectivamente, e para grandes, R$ 140 mil e R$ 160 mil.

A análise técnica, uma parte que avalia se as instituições, entidades e proponentes seguiram as regras do edital, terá quatro datas de divulgação de resultados: 16 de junho (análise técnica, preliminar), 3 de julho (análise técnica, final), 14 de agosto (análise de mérito, preliminar) e 4 de setembro (final do edital).

O PAEP tem como objetivo apoiar a divulgação da produção científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação científico-acadêmica e a integração entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. O Programa atende a eventos de curta duração relevantes para a pós-graduação que ocorram no Brasil, com abrangência nacional ou internacional.

Para mais informações e orientações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: paep@capes.gov.br.

Fonte: CGCOM/Capes.

Data da última modificação: 25/04/2023, 14:20