Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Computação promove defesa de dissertação de mestrado na tarde desta quarta-feira (10)

Trabalho é de autoria de Francisco Samuel de Sousa Silva

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesa de dissertação de mestrado de Francisco Samuel de Sousa Silva amanhã (10), a partir das 15h. A apresentação acontecerá de forma remota, através da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem enviar e-mail para fsss@cin.ufpe.br solicitando acesso para a pós. É recomendado aos que se entre na “sala virtual” com o microfone e câmera desligados.

Com título “Uma Metodologia e Sistema para Teste de Conformidade de Rádios Cognitivos”, o trabalho contou com a orientação do professor Kelvin Lopes Dias, vinculado ao Centro de Informática (CIn) da universidade. Além dele, a banca avaliadora também contará com os professores Alexandre Cabral Mota (UFPE/CIn) e Tássio Costa de Carvalho (UFPA / Faculdade de Computação).

Resumo

A quinta geração (5G) de redes móveis iniciou sua operação em alguns países visando atender às demandas sobressalentes dos recursos dos sistemas atuais, como a enorme quantidade de dispositivos IoT conectados (por exemplo, cidades inteligentes), o crescimento explosivo do tráfego de dados móveis de alta velocidade (ex., streaming de vídeo de alta definição), além de comunicações ultra confiáveis e de baixa latência (ex., veículos autônomos). Para atender a essas necessidades, o espectro eletromagnético deve ser disponibilizado para uso, porém, a política de alocação de espectro estático tem causado uma escassez de espectro, prejudicando a expansão dos sistemas wireless. Para contornar esse problema, o acesso dinâmico ao espectro (do inglês, Dynamic Spectrum Access, DSA) tem sido fomentado em redes 5G/6G, onde é habilitado pela tecnologia de Rádio Cognitivo (do inglês, Cognitive Radio, CR). Embora diversos mecanismos tenham sido desenvolvidos para enfrentar os desafios que surgem em diferentes camadas e funcionalidades de RC, há uma escassez de metodologias e sistemas de testes padronizados para esse tipo de dispositivo. Os padrões ou metodologias e sistemas existentes para RC focam apenas na definição de tecnologias de rede (por exemplo, IEEE 802.22 e IEEE 802.11af), na avaliação de desempenho de algoritmos e mecanismos de RC ou na definição do nível de cognição do dispositivo por meio de resultados de desempenho ou abordagens psicométricas, não cobrindo sistemas e metodologias para verificar se o dispositivo atende aos recursos e políticas regulatórias para RC, negligenciando os testes de conformidade. Nesse sentido, este artigo propõe uma metodologia e um sistema flexível para testes de conformidade de RC sob duas perspectivas, funcionalidades e limites. O sistema foi instanciado usando uma plataforma de rádio definida por software (do inglês, Universal Software Radio Peripheral, USRP), e ao final, é apresentada uma prova de conceito com uma métrica de conformidade. Os resultados mostram a viabilidade da proposta.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE
(81) 2126.8430

contato@cin.ufpe.br

Data da última modificação: 09/03/2021, 17:23