Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE chama atenção para os cuidados com a saúde mental e oferece serviços especializados

Janeiro é o mês escolhido para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde mental, que devem acontecer ao longo de todo o ano

O projeto de extensão “Saúde Mental e Educação: Tecendo Cuidados e Saberes na Univer(Cidade), ligado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), divulga informações acerca do Janeiro Branco e dos serviços oferecidos na UFPE para quem deseja receber cuidados relacionados com a saúde mental.

A campanha intitulada “Janeiro Branco”, inaugurada em 2014, procura chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental, incentivando o autocuidado e a busca por apoio quando necessário. Agora em 2022, a campanha brasileira está em sua 9ª edição e inaugura o ano chamando a atenção com o título “O Mundo pede Saúde Mental”. Considerando a prolongada pandemia vivenciada globalmente e as múltiplas crises sociais enfrentadas atualmente (política, sanitária, ecológica, econômica etc.), além de outros fatores que se configuram como fortes estressores, esta edição da campanha enfatiza que atentar-se para a saúde mental é urgente.

Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e, no que se refere à depressão, é o segundo maior em incidência das Américas (5,8%). Dados de uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) evidenciaram que casos de depressão dobraram no período da quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social. Estudos e pesquisas desenvolvidas por instituições de diferentes países concluíram e alertam que, antigas necessidades da Saúde Mental, com a pandemia de covid-19 se tornaram ‘emergências públicas’.

SERVIÇOS – Diante de um cenário tão complexo, torna-se fundamental a busca por recursos que favoreçam o bem-estar e a manutenção da saúde mental. Tendo isso em vista, a UFPE dispõe de uma série de serviços e de núcleos de apoio especializados que buscam promover, de forma gratuita, a saúde mental do servidor, do estudante e da população em geral. Quem tem se sentido ansioso, angustiado, emocionalmente instável ou tem enfrentado qualquer outro tipo de desconforto psíquico que está comprometendo o seu bem-estar, deve procurar logo apoio em um dos serviços ou núcleos especializados.

Onde buscar ajuda na UFPE

Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass)
Av. Prof. Morais Rego, Nº 1235 – Cidade Universitária – Recife
Localizado no estacionamento do Hospital das Clínicas
(81) 2126-3944/(81) 2126.7578
saudementalnass@gmail.com 

Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase)
R. Acadêmico Hélio Ramos, s/nº - Várzea, Recife – PE
(81) 2126-8439
acolhimentosaude.nase@ufpe.br 

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
R. Acadêmico Hélio Ramos, 600 - Várzea, Recife – PE
(81) 2126.8731/(81) 2126.8731
spa.psi@ufpe.br 

Data da última modificação: 19/04/2023, 16:23