Pesquisa Pesquisa

Artigo sobre patrocínio de resoluções da Assembleia Geral da ONU é publicado em um dos principais periódicos de Relações Internacionais

Um dos autores é o professor Rafael Mesquita, do Departamento de Ciência Política da UFPE

Como os 194 membros da Assembleia Geral da ONU se organizam antes de adotarem resoluções? E quais grupos cooperam mais frequentemente uns com outros na redação de propostas na organização? Estas são algumas das perguntas respondidas pelo artigo “Beyond Roll-Call Voting: Sponsorship Dynamics at the UN General Assembly”, de autoria dos professores Pedro Seabra (Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa, CEI-ISCTE) e Rafael Mesquita (Departamento de Ciência Política - DCP - da UFPE), publicado no dia 28 de março, pela International Studies Quarterly.

Para mapear o comportamento autoral dos países membros da Assembleia Geral da ONU, o artigo lança a base de dados original “UN General Assembly Sponsorship Dataset”, que reúne informações sobre todas as propostas de resolução apresentadas por todas as delegações participantes da ONU nos últimos dez anos. A International Studies Quarterly é o principal periódico da International Studies Association e um dos mais influentes no campo de Relações Internacionais, com fator de impacto de 2,9.

A criação da base de dados para o intervalo 2009-2019 foi viabilizada graças ao apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio de bolsa de iniciação científica concedida a Devyson Thiago Buarque (BIC 0191–7.09/19, de 2019 a 2020) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi-UFPE), através de iniciação científica voluntária de Rennan Pastich Loureiro (ID 190713999, de 2019 a 2020). Ambos são alunos do curso de graduação em Ciência Política da UFPE. Os apoios institucionais se deram no quadro do projeto de pesquisa “O Sul Global em Números”, conduzido pelo professor Rafael Mesquita desde 2019.

Data da última modificação: 12/05/2022, 15:49