UFPE abre inscrições para novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET)

A UFPE divulgou o Edital nº 10/2024, que regulamenta a seleção de propostas para a criação de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). As inscrições, destinadas a professores da instituição, estão abertas até o dia 26 deste mês. O edital, que se baseia no Edital MEC nº 4/2024, visa selecionar duas novas propostas para integrar o projeto institucional da UFPE. O edital completo pode ser conferido aqui.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos de estudantes de graduação, orientados por um docente tutor, que desenvolvem atividades acadêmicas baseadas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Os grupos PET têm como objetivo aprimorar a formação acadêmica dos alunos, estimular a produção científica e tecnológica e promover práticas pedagógicas inovadoras.

Quem pode participar: docentes do quadro permanente da UFPE, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com título de doutor e experiência comprovada em cursos de graduação e atividades de pesquisa e extensão nos últimos três anos. Não pode acumular com qualquer outro tipo de bolsa.

As propostas devem ser enviadas por e-mail para edital.pet2024@ufpe.br até as 23h59 do dia 26. A documentação necessária é: ficha de identificação do proponente, ficha de inscrição da proposta de criação do novo grupo, conforme modelo disponível no edital.

São critérios da seleção: a articulação da proposta com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPE; a interdisciplinaridade e a inovação pedagógica da proposta; e o impacto social e a contribuição para a redução da evasão escolar.

PROCESSO DE SELEÇÃO - As propostas serão avaliadas pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UFPE, que julgará com base em critérios como a coerência da justificativa e dos objetivos, a articulação com o PPI, e as práticas inovadoras de ensino. O resultado provisório será divulgado até 6 de agosto, com possibilidade de interposição de recursos até o dia 7 de agosto. O resultado final será publicado até 9 de agosto.

edital.pet2024@ufpe.br

Data da última modificação: 22/07/2024, 14:37