Pós-Graduação em Química promove colóquio sobre determinação de metais e não metais em alimentos e amostras biológicas

O encontro será realizado nesta quarta-feira (24), às 15h, via Google Meet

Professora Márcia Mesko, da Universidade Federal de PelotasO Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuímica) da UFPE promoverá um colóquio intitulado “Avanços na determinação de metais e não metais em alimentos e amostras biológicas por técnicas cromatográficas e de espectrometria atômica”. O encontro será realizado nesta quarta-feira (24), às 15h, via Google Meet. O tema será apresentado pela professora Márcia Mesko, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A convidada é membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Já atuou na Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Atualmente é membro do Conselho Fiscal da SBQ e do Núcleo Mulheres SBQ. Tem experiência no desenvolvimento de métodos para análises alimentícias, farmacêuticas e biológicas utilizando técnicas de cromatografia de íons e espectrometria atômica. Também apresentou diversas palestras nacionais e internacionais, além da publicação de artigos em revistas.

Resumo
A determinação elementar é de grande relevância, especialmente, para fornecer informações sobre parâmetros nutricionais, toxicológicos e até como prognóstico para diversas doenças. Todavia, mesmo com a evolução significativa da instrumentação, geralmente as amostras são introduzidas nos equipamentos como uma solução. Os métodos clássicos de preparação de amostras, geralmente, usam um volume relativamente elevado de reagentes concentrados e consomem muito tempo. O uso de reagentes concentrados pode comprometer os limites de detecção de diversos elementos, devido à necessidade de uma etapa adicional de diluição previamente à análise. Assim, métodos baseados em digestão assistida por microondas em vasos fechados apresentam algumas desvantagens, e digestões incompletas são frequentemente relatadas, além da possibilidade de perdas de elementos como os halogênios. Considerando essas limitações, o desenvolvimento de métodos seguindo os princípios da química analítica verde, que possibilitem o menor consumo de reagentes e geração de resíduos, menos etapas e aliados a uma digestão de alta eficiência torna-se uma tendência. Além disso, a adequação dos digeridos com as técnicas de determinação também é importante. Neste aspecto, serão apresentados nesta palestra os principais avanços para preparação de amostras em diversas matrizes biológicas e alimentos para posterior determinação de metais e não metais, especialmente os halogênios, por espectrometria de massa com plasma acoplado indutivamente e cromatografia de íons com detecção por espectrometria de massa.

Data da última modificação: 23/05/2023, 09:12