Abertas inscrições para seleção de tutores de curso sobre educação com inteligência artificial e audiodescrição

A seleção vai formar cadastro reserva de bolsistas de tutoria a distância

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas (DAA), publicou edital de processo seletivo de bolsistas para tutoria a distância. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 31 deste mês. Para se candidatar, é preciso preencher formulário on-line. O edital estabelece um total de 29 vagas para formação de cadastro reserva. Os tutores serão responsáveis pelo apoio a aprendizagem dos cursistas do curso “Tecendo o futuro da educação com inteligência artificial aplicada a audiodescrição”, a ser oferecido na modalidade a distância (síncrona e assíncrona).

O candidato aprovado, se classificado, será considerado bolsista da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC). O valor da bolsa será de R$ 765 mensais, pagos com recursos dessa secretaria. O tutor a distância deve cumprir oito horas semanais em atividades virtuais.

O candidato deve preencher alguns requisitos, dentre eles, ter formação de nível superior em Pedagogia ou licenciatura e experiência em docência no Ensino Superior ou na educação básica por, no mínimo, um ano. Também é preciso ser professor na rede pública na educação básica ou de instituição superior ou ter vínculo com a UFPE. O vínculo com a Universidade pode ser como docente; servidor técnico-administrativo (é necessário estar cursando pós-graduação ou já ser pós-graduado); ou estudante de mestrado ou doutorado.

O curso tem como proposta atualizar professores da educação básica que atuam no processo de inclusão educacional para integrar tecnologias emergentes, práticas inclusivas e audiodescrição com enfoque no aprimoramento do processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Será realizado em todo estado de Pernambuco e deve alcançar 24 turmas de 30 professores da rede de ensino estadual, totalizando 720 educadores.

Os resultados preliminar e final serão oficialmente divulgados no site do Núcleo de Acessibilidade da UFPE e também serão enviados por e-mail aos candidatos.

cursoaudiodescricaoia.mec@gmail.com

Data da última modificação: 25/07/2024, 15:38