Asset Publisher Asset Publisher

Back

Distúrbios de sono em crianças estão relacionados ao desenvolvimento de obesidade

Pesquisa revela que crianças com disfunções de sono têm 3,45 vezes mais chances de serem obesas

Por Gabriela Albuquerque

A obesidade infantil, que é caracterizada pelo excesso de peso em crianças com até 12 anos, conquistou o status de epidemia em decorrência do aumento do número de crianças obesas ao redor do mundo. Muitos fatores podem estar associados à obesidade, como maus hábitos alimentares, falta de exercício físico e genética. No entanto, por meio de sua tese de doutorado “Distúrbio de Sono e Obesidade em Crianças na Idade Escolar: um estudo caso controle”, a pesquisadora Sheylane Pereira de Andrade comprovou que distúrbios de sono também são potenciais agentes no desenvolvimento de adiposidade na infância. O estudo, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), identificou que crianças com distúrbios de sono têm 3,45 vezes mais chances de serem obesas em relação às crianças sem o distúrbio.

A pesquisa foi defendida, em 2022, no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE. “Diante da crescente tendência de privação de sono, bem como os distúrbios de sono entre as crianças, e sabendo-se das marcantes implicações destes comportamentos para o desenvolvimento da obesidade infantil, e devido à minha formação acadêmica como nutricionista, surgiu o interesse em conduzir a pesquisa para avaliar a associação entre os distúrbios de sono e a obesidade em crianças na idade escolar”, esclarece a pesquisadora.

Sob a orientação da professora Marília de Carvalho Lima e coorientação da professora Juliana Souza Oliveira, o trabalho foi realizado no Ambulatório de Pediatria Geral e no Ambulatório de Endocrinopediatria do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, com a participação de 299 crianças de 7 a 9 anos. A pesquisa foi realizada por Sheylane Andrade, auxiliada por seis estudantes, selecionadas e treinadas previamente para que toda a análise fosse feita de maneira semelhante. O estudo é do tipo caso controle: os casos foram as crianças obesas, e os controles foram as crianças eutróficas (quadro de boa nutrição). Entre as crianças obesas, 96,3% apresentavam distúrbio de sono, e entre as eutróficas, 88,4%.

Para a análise, foram realizados questionários relacionados a condições socioeconômicas, características da criança e do estado nutricional materno, hábitos de sono, frequência alimentar e atividade física. A partir dos resultados obtidos, foi concluído que, além dos distúrbios de sono, pertencer a famílias com nível de pobreza menos precário, nascer grande para idade gestacional e a obesidade materna também contribuíram para a obesidade infantil.

O trabalho destaca que os estilos de vida atuais influenciam diretamente o desenvolvimento de obesidade infantil, uma vez que, segundo a pesquisadora, “as crianças têm acesso cada vez mais cedo a alimentos industrializados, ricos em sal, em açúcar, em gordura trans”, enquanto os padrões de sono podem ser afetados pela vasta exposição à luz, pela sobrecarga de atividades e pela falta de exercício físico em seus cotidianos.

Dessa forma, a pesquisadora retoma a importância de ações combativas à epidemia de obesidade infantil, enfatizando a necessidade de educação alimentar e nutricional nas escolas, que são espaços primordiais para o desenvolvimento de aprendizagens e comportamentos saudáveis. “Um caminho muito importante é a gente ter educação alimentar e nutricional nas escolas desde sempre, então, não adianta a gente falar de alimentação vez ou outra com as crianças; crianças precisam ouvir aquilo diariamente para que elas sejam sensibilizadas, para que elas vão entendendo, para que elas levem aquela informação para casa, para que elas possam ser essa fonte de informação também para os pais”, aponta.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE
(81) 2126.8514

ppgsca.ccm@ufpe.br  

Sheylane Pereira de Andrade
sheylane.andrade@ufpe.br 

Date of last modification: 13/09/2023, 09:28