Notícias Notícias

Voltar

Biblioteca Central realiza atualização do sistema do Portal de Periódicos da UFPE

Atualização do OJS

No dia 14 de setembro, a Biblioteca Central e a Superintendência de Tecnologia da Informação concluíram a atualização do sistema OJS (Open Journal System) para a versão 3. Esta atualização era uma demanda importante do Portal, para dar mais segurança às revistas hospedadas e para otimizar a recuperação de trabalhos e metadados por bases e indexadores, o que reflete diretamente no impacto e reconhecimento dos periódicos e nas avaliações sistemáticas realizadas pela Capes.

 

Esta atualização foi executada por meio de convênio com a Fade, liderado pelas editoras da Revista de Enfermagem UFPE On-line (REUOL), as Professoras Maria Wanderleya Marinus e Tatiane Gomes Guedes, vinculadas ao Departamento de Enfermagem e ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O convênio entre a REUOL e a Fade permitiu a contratação de empresa técnica especializada em OJS para realização do serviço para todas as revistas do Portal.

 

O OJS é um software, livre de gerenciamento e publicação de periódicos científicos, desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), iniciativa liderada pela Simon Fraser University (Canadá) que promove acesso aberto e aperfeiçoamento de publicações acadêmicas.

 

Com a atualização, alguns erros e bugs da versão anterior foram corrigidos, além da implementação de uma interface de uso exclusivo para o fluxo editorial e da melhoria da experiência na interface de acesso público aos leitores, tornando a experiência mais amigável. Além disso, essas interfaces foram otimizadas para o acesso através de dispositivos móveis, melhorando a acessibilidade.

 

Mais informações: periodicos.ufpe@ufpe.br

Data da última modificação: 05/10/2023, 10:18