Asset Publisher Asset Publisher

Back

Pesquisa propõe sistema solar fotovoltaico para reduzir consumo de energia no Restaurante Universitário

Trabalho será apresentado no principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina

O Restaurante Universitário da UFPE serviu como estudo de caso para, através de simulações em software, se encontrar uma alternativa para a redução do consumo de energia utilizando sistemas híbridos composto de painéis fotovoltaicos e turbina eólica. Como resultado, a melhor configuração encontrada para o atual consumo do RU seria um sistema híbrido solar fotovoltaico de 100kW e duas turbinas eólicas de 3kW, e como backup um gerador diesel de 64kW e 48 baterias, necessitando ainda de um inversor de 72kW.

A experiência foi registrada no artigo acadêmico “Optimization of a Standalone PV-Wind-Diesel-Battery Hybrid System feasible for a university restaurant in Recife, Brazil”, de autoria do engenheiro mecânico Wênio Fhará Alencar Borges e do professor Alex Maurício Araújo, respectivamente mestrando e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE. O trabalho foi aceito para apresentação oral no 24º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering – Cobem 2017), que será organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, entre os dias 3 e 8 de dezembro.

Na configuração proposta para o RU, segundo o estudo, o sistema produziria 177,7MWh/ano, gerando um excedente de energia de 16,3%, com um percentual de 54% da geração a partir de fontes renováveis (solar e eólica). Considerando o valor do dólar no período do estudo, uma vez que os dados de entrada no software são nessa moeda, o sistema teria um custo de aproximadamente US$ 1.173.037,00 e um custo da eletricidade de US$ 0,5/kWh.

O Cobem, promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), é o principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina, cobrindo todas as áreas de atuação da engenharia e ciências mecânicas. Conta atualmente com a participação média de 1 mil pessoas e aproximadamente 800 trabalhos publicados nos anais.

Mais informações
Professor Alex Maurício Araújo
ama@ufpe.br

Date of last modification: 13/09/2017, 11:54