Destaques Destaques

Voltar

Pesquisa propõe sistema solar fotovoltaico para reduzir consumo de energia no Restaurante Universitário

Trabalho será apresentado no principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina

O Restaurante Universitário da UFPE serviu como estudo de caso para, através de simulações em software, se encontrar uma alternativa para a redução do consumo de energia utilizando sistemas híbridos composto de painéis fotovoltaicos e turbina eólica. Como resultado, a melhor configuração encontrada para o atual consumo do RU seria um sistema híbrido solar fotovoltaico de 100kW e duas turbinas eólicas de 3kW, e como backup um gerador diesel de 64kW e 48 baterias, necessitando ainda de um inversor de 72kW.

A experiência foi registrada no artigo acadêmico “Optimization of a Standalone PV-Wind-Diesel-Battery Hybrid System feasible for a university restaurant in Recife, Brazil”, de autoria do engenheiro mecânico Wênio Fhará Alencar Borges e do professor Alex Maurício Araújo, respectivamente mestrando e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE. O trabalho foi aceito para apresentação oral no 24º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering – Cobem 2017), que será organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, entre os dias 3 e 8 de dezembro.

Na configuração proposta para o RU, segundo o estudo, o sistema produziria 177,7MWh/ano, gerando um excedente de energia de 16,3%, com um percentual de 54% da geração a partir de fontes renováveis (solar e eólica). Considerando o valor do dólar no período do estudo, uma vez que os dados de entrada no software são nessa moeda, o sistema teria um custo de aproximadamente US$ 1.173.037,00 e um custo da eletricidade de US$ 0,5/kWh.

O Cobem, promovido pela Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), é o principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina, cobrindo todas as áreas de atuação da engenharia e ciências mecânicas. Conta atualmente com a participação média de 1 mil pessoas e aproximadamente 800 trabalhos publicados nos anais.

Mais informações
Professor Alex Maurício Araújo
ama@ufpe.br

Data da última modificação: 13/09/2017, 11:54