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Guia tira dúvidas dos professores sobre o Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3
Período letivo foi implementado no contexto da pandemia da Covid-19, levando em conta a necessidade de distanciamento social
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lançou um Guia do Docente relativo ao Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3. O período letivo foi implementado no contexto da pandemia da Covid-19, levando em conta a necessidade de distanciamento social. O documento traz orientações sobre ensino, metodologia e avaliação no contexto dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) para os professores da graduação.
“O ensino no contexto dos ECE não se difere do ensino presencial naquilo que diz respeito à qualidade social, que significa a busca por garantir a aprendizagem sólida, significativa, contextualizada e crítica, para todos e todas, indistintamente. Para isso, entender o contexto de pandemia e suas consequências nas diversas dimensões da vida – social, econômica, emocional – é exigência para pensarmos o processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação no âmbito de uma universidade pública, pautada nos princípios democráticos como a UFPE”, explica o documento.
As informações incluem organização da sala de aula on-line, equilíbrio síncrono e assíncrono das atividades, metodologias voltadas ao ensino remoto e avaliação do ensino e da aprendizagem, entre outras. “As orientações que foram apresentadas vão na direção da construção do possível, coletiva, crítica, por isso democrática”, afirma o guia. Ao final, o documento traz formas de contato com a Prograd caso ainda haja alguma dúvida e links de textos para aprofundamento ou discussões.